Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2505
Tipo do documento: Dissertação
Title: Deslizes do discurso jornalístico: Veja e os efeitos de sentido sobre a educação nacional.
Autor: Voigt, Juliana Karina 
Primeiro orientador: Soares, Alexandre Sebastião Ferrari
Resumo: Tendo como suporte teórico a Análise do Discurso de vertente francesa, iniciada pelo filósofo francês Michel Pêcheux, em 1960, objetiva-se analisar quais são os efeitos de sentido gerados nas matérias de educação, da revista Veja, durante dois períodos presidenciáveis distintos. Trabalha-se com sequências discursivas retiradas de reportagens que contemplem a temática educacional, para que, por meio da materialidade linguística, possa se averiguar a produção de sentidos nesta revista. Como se sabe, Veja é o semanário mais vendido no Brasil e o quarto mais vendido no mundo. Por essa característica, apresenta-se em um lugar privilegiado no que diz respeito à formação de opinião pública, quer seja dentro do país, quer seja como referencial para as nações estrangeiras. Autointitulando-se indispensável para o país que queremos ser , Veja constrói suas realidades e contribui para a constituição do imaginário social, camuflada na ideia de ser uma revista semanal de informação que objetiva servir ao leitor. Porém, a revista, inserida no Discurso Jornalístico, atua na institucionalização de sentido(s), ou seja, contribui para a cristalização da memória do passado e, ainda, para a construção da memória do futuro. Em outras palavras, a revista atua como uma importante ferramenta na divulgação de valores cristalizados o que pôde ser observado por meio de paráfrases negativas sobre o sistema educacional brasileiro. Sentido negativo, esse, já solidificado no imaginário nacional. Assim, baseando-se na Análise do Discurso, que se preocupa com os gestos de interpretações possíveis e com a exterioridade dos enunciados, e no Discurso Jornalístico como um discurso sobre, faz-se desta pesquisa um estudo relevante para compreender de que forma a mídia, aqui reduzida à revista Veja, constrói o seu discurso e sustenta as suas posições. Para se fazer esse estudo, utilizou-se, entre outros autores, Pêcheux (1993), (1995), (1997), (1998); Orlandi (1981), (1996), (2001), (2005), (2006), (2008); Mariani (1998), (1999), (2003), (2006), (2008) e Ferreira (2003), (2005), (2008).
Abstract: Based on the French Discourse Analysis approach, initiated by the french philosopher Michel Pêcheux, in 1960, aims to analize the meaning effects generated in the education sessions of Veja magazine, during two different presidential period. We work with discoursive sequences, taken from reports, set in the education sessions to, through the linguistic materiality, be possible investigate the meaning production in this magazine. As is known, Veja is Brazil's best-selling and the fourth best-selling worldwide. For this feature, presents itself in a privileged place with regard to the public formation of opinion, either in the country, either as a reference to foreign nations. Calls itself "Indispensable for the country we want to be" Veja constructs their reality and contributes to the constitution of the social imaginary, camouflaged in the idea of being a weekly news magazine that is there to serve the reader. But the magazine, inserted in the Journalistic Discourse, operates in the meaning institutionalization and contributes to the crystallization of the memory of the past and also to build the memory of the future. That is, the magazine serves as an important tool to promote its crystallized values. What could be observed by negative paraphrases about Brazilian‟s educational system. Negative sense already solidified in the national imaginary. Thus, based on discourse analysis, which cares with the possible interpretations gestures and with the externality of the statements, in the Journalistic Discourse as a discourse on, it is a relevance research to understand how the media, here reduced to Veja magazine, builds its discourse and maintains its positions. To do this study were used, among others authors, Pêcheux (1993), (1995), (1997), (1998); Orlandi (1981), (1996), (2001), (2005), (2006), (2008); Mariani (1998), (1999), (2003), (2006), (2008) e Ferreira (2003), (2005), (2008).
Keywords: Análise do Discurso francesa
Veja
educação nacional
paráfrase
French Discourse Analysis
Veja
national education
paraphrase
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: VOIGT, Juliana Karina. Deslizes do discurso jornalístico: Veja e os efeitos de sentido sobre a educação nacional.. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2505
Issue Date: 18-Mar-2011
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
JulianaKarinaVoigt.pdf890.85 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.