Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2486
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBartmanovicz, Luciane Lucyk-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791576314375915por
dc.contributor.advisor1Camargo, Wander Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677164272618963por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:20Z-
dc.date.available2011-01-17-
dc.date.issued2010-09-17-
dc.identifier.citationBARTMANOVICZ, Luciane Lucyk. Os significados dos discursos ecologicamente corretos. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2486-
dc.description.resumoNesta dissertação será abordado o tema do discurso ecologicamente correto em peças publicitárias veiculadas através da mídia televisiva. A escolha da ecologia e argumentação publicitária deu-se em função do crescente número de produtos que recorrem a essa abordagem em diferentes meios de comunicação, principalmente a mídia televisiva. Os objetivos definidos para o trabalho são: demonstrar como as propagandas dialogam entre si, como são constituídas, o que as diferencia e que efeitos de sentido elas produzem; verificar os significados discursivos das propagandas em dois tipos: o discurso ecológico utilizado para o fim específico, ou seja, da divulgação em prol da preservação ambiental e mudança de hábitos cotidianos referentes à utilização de recursos naturais; e o outro discurso propagandístico usado como recurso de marketing na divulgação de produtos para o consumo, cujo fim específico é o lucro, escamoteado em preocupação ambiental, utilizando, assim, o consumo consciente . Para tanto, foram destacadas as propagandas das ONG‟s Greenpeace e WWF-Brasil, com a intenção/o objetivo de refletir sobre o discurso publicitário enquanto alerta ecológico e as propagandas das empresas Ypê, Grendene e Natura para refletir sobre o discurso ecológico enquanto ferramenta de marketing.por
dc.description.abstractThis work intends to discuss about the discourse ecologially correct from publicity ads showed in the televise media. The choice of ecology and marketing argumentation was made because of the increasing number of products using this approach in different media, mainly the television. The main objectives of this work are: to demonstrate how the advertisements dialogue between themselves, how they are formed, what differentiate them and what sense effect they produce; to verify the discursive meanings from de marketing ads in two perspectives: the ecological discourse used for a specific purpose, that is, the divulgation concerning the environmental conservation and the everyday changing habits about the usage of natural resources; second, the marketing speech used as a resource to the spreading of consumption products, which purpose is the profit, assuming an apparent environmental concerning and a conscious consumption. In order to do this research, it was used the Greenpeace and WWF-Brazil NGO advertisements, with the objective of discuss about the advertisement as an ecological alert, and for the advertisements of the Grendene, Ypê and Natura companies it was discussed about the ecological discourse as a marketing tool.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 luciane_lucyk.pdf: 1892722 bytes, checksum: 618f17e36a5f4fc61f3f20a7c3531f5d (MD5) Previous issue date: 2010-09-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSignificadospor
dc.subjectdiscurso ecológicopor
dc.subjectsigno ideológicopor
dc.subjectprodução de sentidospor
dc.subjectMeaningseng
dc.subjectecological discourseeng
dc.subjectideological signeng
dc.subjectsense productioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleOs significados dos discursos ecologicamente corretospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
luciane_lucyk.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.