Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Denise Scolari-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1601091649170193por
dc.contributor.advisor1Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:13Z-
dc.date.available2011-01-04-
dc.date.issued2005-07-01-
dc.identifier.citationVIEIRA, Denise Scolari. Modernidade e alteridade em Murilo Mendes. 2005. 194 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2471-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo explicitar os procedimentos pelos quais Murilo Mendes confirmou e fortaleceu em seu projeto estético uma significação tipicamente moderna. Os indícios dessa composição se manifestaram no terreno das múltiplas territorialidades através do persistente trabalho que o autor empreendeu ao percorrer direções em duplo movimento, para decifrar ao Outro e restabelecer-se a si próprio. Modernidade e Alteridade, consideradas em seus desdobramentos, estão dispostas na presente pesquisa por meio do estudo de quatro obras: Siciliana (1954-1955), Tempo Espanhol (1955-1958), Espaço Espanhol (1966-1969) e Janelas Verdes (1970). Murilo Mendes constrói sua expressividade estética entre a atitude filosófica e a pesquisa formal. Nesse sentido, busca-se a inserção à modernidade artística a partir das categorias de Tempo, Espaço, Memória e Alteridade; também objetiva-se categorizar os Regimes Diurno e Noturno das Imagens circunscritos nas referidas obras. Para a formulação da análise serão tomados os pressupostos da Teoria da Imaginação da Matéria, de Gaston Bachelard, e da Teoria do Imaginário, de Gilbert Durand.Esta investigação está organizada em quatro capítulos: no primeiro capítulo será apresentada a Rede de Alteridades em Siciliana e Janelas Verdes, obras que expressam um caráter significativo, pois trazem espaços que se oferecem à leitura para Murilo Mendes desde Juiz de Fora, depois Rio de Janeiro e, mais tarde, a Itália, a Espanha, Portugal, entre outros; no capítulo segundo são analisadas as categorias que vinculam Murilo Mendes à articulação estética que dialoga com a tradição e com o novo, com o local e o universal, desde Baudelaire, Rimbaud e Mallarmé, passando pelas vanguardas artísticas, pelo significado do jogo na escritura poética moderna, pelo arquétipo temporal e pelo estatuto da mímesis; o terceiro capítulo traz o interesse pelo cenário espanhol, com a análise das obras Tempo Espanhol e Espaço Espanhol nas quais Murilo Mendes utiliza a experimentação formal, serão mostrados os lugares, espaços de confluência cultural e que passam a receber o aporte teórico referenciado para sustentar as evidências simbólicas dos referidos poemas; No quarto e último capítulo retoma-se a Teoria do Imaginário de Gilbert Durand e a Teoria da Imaginação de Gaston Bachelard, entre outros teóricos, para ampliar a defesa das linhas de força dos Regimes Diurno e Noturno das imagens no conjunto do trabalho e acrescentar, a partir dessa argumentação, a hipótese que reconhece a filiação moderna de Murilo Mendes; e para explicitar as imagens da matéria que são recorrentes nos poemas.por
dc.description.abstractThis research has for objective show the procedures in which Murilo Mendes confirmed and fortified in his aesthetic project a meaning typically modern. The indications of this composition were shown in the field of the multiple territorialities through the persistent work that the author undertook to take directions in a double movement, to decipher the Other and re-establish himself. Modernity and Otherness, considered in their unfoldings, are showed in the present research through a study of four works: Siciliana (1954-1955), Tempo Espanhol (1955-1958), Espaço Espanhol (1966-1969) and Janelas Verdes (1970). Murilo Mendes constructs his aesthetic way of expressing himself between the philosophical attitude and the formal research. In this direction, it is supposed to search an insertion to the artistic modernity from the categories of Time, Space, Memory and Otherness; it is also supposed to put into categories the Daily and Nightly Regimes of the circumscribed Images in the related works. The analysis creation it´s going to be based on Theory of the Substance´s Imagination, written by Gaston Bachelard, and the Imaginary Theory, by Gilbert Durand. This investigation takes place in four chapters: in the first one it´s showed the Net of Otherness in Siciliana and Janelas Verdes, both works that express an interesting character, because they present some spaces offered to Murilo Mendes´s reading from Juiz de Fora and Rio de Janeiro through Italy, Spain, Portugal, among others; in the second chapter it´s going to be analyzed the categories that connect Murilo Mendes to the aesthetic articulation that dialogues with the tradition, with the new, with the local and the universal, from Baudelaire, Rimbaud and Mallarmé, passing through the artistic vanguards, by the meaning of the game in the modern poetical writing, by the archetype secular and the statute of the mimesis; the third chapter brings the interest by the Spanish scenery, with the analysis of the works Tempo Espanhol and Espaço Espanhol in which Murilo Mendes uses the formal experimentation, it´s going to be showed the places, spaces of cultural confluence that starts to receive the theoretical subsidy referred to support symbolic evidences of the related poems; In the fourth and last chapter it is retaken the book Imaginary Theory of Gilbert Durand and Theory of the Substance`s Imagination of Gaston Bachelard, among others theoreticians, to extend the defense of the lines of force of the Daily and Nightly Regimes of the images in the set of the work and to add, from this argument, the hypothesis that recognizes the modern filiation of Murilo Mendes; and also to show the images of the substance that are recurrent in poems.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DENISE SCOLARI VIEIRA.pdf: 763304 bytes, checksum: e047fa9ae8e278a5540483d915030a41 (MD5) Previous issue date: 2005-07-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectMurilo Mendespor
dc.subjectModernityeng
dc.subjectOthernesseng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectMurilo Mendeseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleModernidade e alteridade em Murilo Mendespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
DENISE SCOLARI VIEIRA.pdf745.41 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.