Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2452
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação inicial de professores de Língua Portuguesa: retratos e reflexos do PIBID
Other Titles: Initial Formation of Portuguese Teachers: portraits and reflections on PIBID
Autor: Gehring, Fernanda Maria Müller 
Primeiro orientador: Castela, Greice da Silva
Primeiro membro da banca: Pinheiro, Alexandra Santos
Segundo membro da banca: Bottega, Rita Maria Decarli
Terceiro membro da banca: Busse, Sanimar
Resumo: A pesquisa que ora apresenta-se buscou refletir sobre os possíveis impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID na formação inicial de onze bolsistas egressos do subprojeto Letras/Língua Portuguesa 2011-2014, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste câmpus de Marechal Cândido Rondon Pr. Frente aos aspectos positivos que se levantam sobre o Programa, buscamos responder à pergunta: Como a participação no subprojeto impactou a formação inicial de onze bolsistas egressos? Com o propósito de levantar respostas a essa problematização, traçamos os seguintes objetivos específicos: verificar qual é a configuração curricular do Curso de Letras da Unioeste, câmpus de Marechal Cândido Rondon; identificar o papel do PIBID como Política Pública para formação inicial de professores e também de permanência na universidade; descrever as atividades desenvolvidas no subprojeto e verificar os efeitos para a formação do licenciando; verificar em que medida a participação no PIBID complementou ou não a graduação e a construção da concepção do ser professor. Sustentamos a pesquisa a partir da seguinte base teórica: pressupostos que regem a formação de professores no Brasil principalmente na Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores (CNE/CP 01/2002); formação inicial de professores Severino (2012), Gatti (2014), Nóvoa (2012), dentre outros; competências para ensinar Perrenoud (2000; 2001); professor-pesquisador Bortoni-Ricardo (2008), Lüdke (2012a; 2012b), Zeichner (1998), Engel (2000); e identidade docente Pimenta (1997), Libâneo e Pimenta (1999), Tardif (2012). Os dados foram gerados a partir da leitura do Projeto Político Pedagógico do curso de Letras, do relatório final do subprojeto enviado à CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os ex-bolsistas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa pautada na Linguística Aplicada, do tipo qualitativa de cunho interpretativista. A pesquisa revela dados interessantes do ponto de vista dos bolsistas egressos sobre os impactos do PIBID na sua formação docente, principalmente no que concerne à interação entre o professor em formação e o aluno da educação básica, a aproximação entre universidade e escola e, consequentemente, o elo entre teoria e prática.
Abstract: The present research has sought to reflect on the possible impacts of the Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID) on the initial formation of eleven egress students from the subproject Letras/Língua Portuguesa (Languages/Portuguese) 2011-2014, from the State University of the West of Paraná Unioeste campus of Marechal Cândido Rondon Pr. Considering the positive aspects about the Program, we have sought to answer the following question: How did the participation on the subproject impact the initial formation of eleven egress students? To answer this question, we have traced the following specific goals: to verify which the curricular configuration of the Languages Course at Unioeste, campus of Marechal Cândido Rondon is; to identify the role of PIBID as a Public Policy for the teacher s initial formation and also for the student s permanence at the university; to describe the developed activities in the subproject and to verify the effects for the graduating s formation; to verify in which extent the participation in PIBID complemented or not the graduation and the building of being a teacher conception. The research is based on the following theoretical approach: assumptions that rule the teachers formation in Brazil chiefly the Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) and the Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores (CNE/CP 01/2002); teachers initial formation Severino (2012), Gatti (2014), Nóvoa (2012), among others; competences to teach Perrenoud (2000; 2001); teacher-researcher Bortoni-Ricardo (2008), Lüdke (2012a; 2012b), Zeichner (1998), Engel (2000); and the constitution of being a teacher Pimenta (1997), Libâneo and Pimenta (1999), Tardif (2012).The data were generated from the reading of the Pedagogical and Political Project of the Languages course, from the final subproject s report which was sent to CAPES Superior Education Personnel Coordination and from semi-structured interviews with the ex-students. It is, therefore, a research based on the Applied Linguistics, with a qualitative and interpretativist nature. The research reveals interesting data from the egress students point of view about the impacts of PIBID on their teaching formation, specially about the interaction between the teacher in formation and the student from basic education, the approximation of university and school and, consequently, the link between theory and practice.
Keywords: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Formação inicial de professores
Língua Portuguesa
PIBID
Initial teachers formation
Portuguese language
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: GEHRING, Fernanda Maria Müller. Initial Formation of Portuguese Teachers: portraits and reflections on PIBID. 2016. 227 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2452
Issue Date: 27-Apr-2016
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fernanda_ Gehring.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.