Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2445
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWatthier, Luciane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3019085158091338por
dc.contributor.advisor1Costa-hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee1Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5874832865732039por
dc.contributor.referee2Oliveira, Neil Armstrong Franco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180161443722551por
dc.contributor.referee3Busse, Sanimar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743779015422687por
dc.contributor.referee4Damke, Ciro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833866346335384por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:00Z-
dc.date.available2016-07-23-
dc.date.issued2016-04-11-
dc.identifier.citationWATTHIER, Luciane. Oral language manifestations in the written production of the genre letter of introduction: textual/discursive and didactic aspects.. 2016. 310 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2445-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta e organiza reflexões acerca do tema Manifestações da linguagem oral na escrita aspectos discursivos/textuais e didáticos, que foi motivado a partir dos seguintes questionamentos: Como alunos de 5º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano da graduação em Letras configuram o gênero carta de apresentação? Quais são as principais manifestações da linguagem oral na escrita de textos produzidos por alunos do 5° ano do ensino fundamental? Essas marcas tendem a desaparecer no ensino superior? Como os professores abordam as manifestações da linguagem oral em textos escritos em sua prática pedagógica em sala de aula? Como nós, professores/pesquisadores, podemos contribuir didaticamente com questões relacionadas às manifestações da linguagem oral na escrita? Visamos, a partir das respostas a essas questões, construir conhecimento sobre como as manifestações da oralidade na escrita se revelavam em nível discursivo/textual e como poderíamos contribuir com a abordagem didática dessa temática. Assim, nosso objetivo sustenta-se em reconhecer como ocorrem, no plano discursivo/textual, as manifestações da linguagem oral na produção escrita do gênero carta de apresentação, quando produzido por alunos do 5°ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do curso de graduação em Letras para, a partir desse reconhecimento, propor encaminhamentos didáticos que explorem tal fenômeno. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto e de responder às perguntas de pesquisa, sustentamos a investigação a partir da concepção dialógica (BAKHTIN, 2010[1979], 2005[1963] e BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2004[1929] e 1926) e interacionista da linguagem (GERALDI, 1984, 1997). Trata-se de uma pesquisa educacional inscrita na Linguística Aplicada, do tipo qualitativa, com investigação descritiva e interpretativa-crítica. Propomo-nos a analisar textos do gênero discursivo Carta de Apresentação produzidos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de quatro municípios da Região Oeste do Paraná e do 1º ano da graduação em Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNIOESTE), construindo uma análise comparativa em relação ao tema investigado. Ao realizarmos esse estudo, estabelecemos relações com a configuração dada ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo linguístico desse gênero discursivo. Por fim, apresentamos encaminhamentos didático-metodológicos para o trabalho com esse tema no ensino da língua portuguesa. Como resultado desse processo de investigação, constatamos que há, ainda, um nível acentuado de dificuldades quanto à compreensão de usos linguísticos mais adequados para cada contexto social de produção. Embora essas dificuldades prevaleçam em produções do Ensino Fundamental, elas não desaparecem na graduação. Dessa forma, apontamos para a necessidade de ampliação dos conhecimentos linguístico-discursivos dos alunos, de acordo com o contexto social e pragmático em que interagem.por
dc.description.abstractThis research focused on reflections about the theme oral language manifestations in writing discursive/textual and didactic aspects, which was motivated from the following questions: How students of the 5th year of Elementary School and the 1st year of graduation in Language Arts College configures the genre letter of presentation? What are the main manifestations of oral language in the writing of texts produced by the students of the 5th year of the early years? These marks tend to disappear in college? How do the teachers approach the manifestations of oral language in written texts in their pedagogical practice in classroom? How can we, teachers/researchers, contribute didactically with questions related to manifestations of oral language in the written? We aim, based on answers to these questions, built knowledge about how the manifestations of orality reveal themselves in the discourse/textual level and how we could contribute with the didactic approach about this theme. Therefore, our objective sustains itself in recognize how the manifestations of oral language, discourse/textual level, occur in the genre letter of introduction produced by students of the 5th year (Elementary School) and 1st year of Language Arts college to, based on this recognition, propose didactic referrals which explore this phenomenon. With the view to achieving the initial objective and answer the research questions, we sustain the investigation upon the dialogical conception (BAKHTIN, 2010[1979], 2005[1963] and BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2004[1929] and 1926) and in the interactionism approach (GERALDI, 1984, 1997). It is an educational research entered on Applied Linguistics, qualitative, with description and critic-interpretative investigation. We propose to examine texts of discursive genre introduction letter produced by the students of the 5th year of the Elementary School of four small cities of the western of Paraná and in the 1st year of graduation in Language Arts of the State University of Paraná (UNIOESTE) building a comparative analysis in relation to the theme investigated. When we accomplish this study, we establish relations with the configuration in the thematic content, compositional construction and linguistic style, since discourse can not be unlinked from the texts. Finally, we present didactic-methodological referrals to work with this theme in the Portuguese language teaching. As a result of this investigation, we noticed that there is a sharp level of difficulties related to the comprehension of the linguistics aspects more suitable for each social context of production. Although these difficulties prevail in productions of Elementary School, they do not disappear in college. In this way, we pointed to a need of the enlargement towards the linguistic-discourse knowledge of the students, according to the social context they belong.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciane_ Watthier.pdf: 6228795 bytes, checksum: 973a48bd563a4bd6ea9e77f146399dc0 (MD5) Previous issue date: 2016-04-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectManifestações da linguagem oral na escritapor
dc.subjectNível discursivo/textualpor
dc.subjectGênero discursivo carta de apresentaçãopor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectOral language manifestations in writingeng
dc.subjectThe discourse/textual leveleng
dc.subjectThe discursive genre letter of presentationeng
dc.subjectThe teaching of Portuguese Languageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleManifestações da linguagem oral na produção escrita do gênero carta de apresentação: aspectos discursivos/textuais e didáticos.por
dc.title.alternativeOral language manifestations in the written production of the genre letter of introduction: textual/discursive and didactic aspects.eng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luciane_ Watthier.pdf6.08 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.