Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2442
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Estela Mari Tomazelli Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1513430783473573por
dc.contributor.advisor1Costa-hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee1Castela, Greice da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.contributor.referee2Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.contributor.referee3Torquato, Cloris Porto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4009679922563932por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:59Z-
dc.date.available2016-07-23-
dc.date.issued2016-03-15-
dc.identifier.citationMENEZES, Estela Mari Tomazelli Silveira. Portuguese teacher's understandings about theoretical and methodological assumptions of Paraná State Curriculum Guidelines: work with the discursive genres in the classroom. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2442-
dc.description.resumoO tema desta pesquisa é o trabalho com os gêneros discursivos em turmas de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental, em escolas públicas da Rede Estadual, a partir do que está proposto nas Diretrizes Curriculares Estaduais DCE (PARANÁ, 2008). Esse interesse pelo tema sustenta-se na preocupação de que, se no trabalho com a linguagem não considerarmos os gêneros discursivos, incorremos no risco de focar a língua apenas como forma e estrutura, revelando, assim, outra concepção de linguagem que se distancia daquela defendida por esse documento curricular que norteia o ensino no Estado do Paraná. Nessa perspectiva, nosso propósito foi responder às seguintes perguntas de pesquisa: a) Qual é a compreensão do professor da disciplina de Língua Portuguesa (LP), na rede estadual de ensino de Cascavel, em relação aos pressupostos teórico-metodológicos das DCE, no trabalho com os gêneros discursivos na sala de aula? b) De que forma essa compreensão está transparecendo nos encaminhamentos didáticos da disciplina? c) A formação continuada (FC) ofertada pelo Estado, após a publicação das DCE, tem favorecido a compreensão dos pressupostos teórico-metodológicos desse documento? Para isso, propomos, como objetivo geral, verificar como estava ocorrendo o trabalho com os gêneros discursivos em turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública Estadual de Cascavel, a partir do que está proposto nas DCE e se as formações, após a implementação do documento, contribuíram de alguma forma. Para que esse objetivo se materializasse, foi necessário eleger um quadro teórico que coadunasse com o que é proposto pelas DCE, ao explorar conceitos como concepção dialógica de linguagem, discurso, gêneros discursivos, enunciado e texto, os quais são apresentados por Bakhtin/Volochínov (2009[1929]) e Bakhtin (2003[1979]; 2010[1929]; 2010[1975]). Recorremos, ainda, a outros autores que compartilham dessa teoria: Brait (2003, 2005, 2012); Rodrigues (2005); Faraco (2009, 2011); Acosta-Pereira (2013); Costa-Hübes (2014); dentre outros. Trata-se, assim, de uma pesquisa que se insere na Linguística Aplicada, tendo em vista que se voltou para o estudo da linguagem no âmbito educacional. Quanto à perspectiva metodológica, inscreve-se dentro de uma abordagem qualitativa-interpretativista, de cunho etnográfico, estudo de caso. Os sujeitos foram 4 professoras que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em duas escolas estaduais no Município de Cascavel, e os dados foram gerados por meio de entrevistas e observação de aulas. Como resultado, concluímos que as docentes que se colocaram como sujeitos da pesquisa, mesmo não compreendendo integralmente a base teórico-metodológica do documento e não obtendo subsídios suficientes por meio das FC ofertadas pelo Estado, ministram suas aulas em torno do conteúdo gênero discursivo com autonomia, explorando-o de acordo com o conhecimento que têm sobre o assunto.por
dc.description.abstractThe theme of this research is to work with the discursive genre in grades of 6 to 9 years of elementary education in public schools in the State Network, from what is proposed in the State Curriculum Guidelines (PARANÁ, 2008). Interest in the subject is based on the concern that, in working with the language does not consider the genres, we incur the risk of focusing on the language just as form and structure, revealing another conception of language that departs from that advocated by this document curriculum that guides education in the State of Paraná. From this perspective, our purpose was to answer the following research questions: a) What is the understanding of the Professor of Portuguese Language (LP) in the state schools of Cascavel, in relation to the theoretical and methodological assumptions of State Curriculum Guidelines, at work with genres in the classroom? b) How does this understanding is transpiring in the teaching of discipline referrals? c) Continuous training supplied by the State after the publication of the State Curriculum Guidelines has favored the understanding of theoretical and methodological assumptions of this document? As a general objective we propose to check on going work with the genres in groups of 6 to 9 years of elementary school in Cascavel State public network, from what is proposed in the State Curriculum Guidelines and the training, after the implementation of the document, contributing in some way for that to happen. In order that the goal was met, it was necessary to elect a theoretical framework that were in accord with what is proposed by the DCE, to explore concepts such as dialogical conception of language, speech, discursive genres, utterance and text, which are presented by Bakhtin / Volochínov (2009 [1929]) and Bakhtin (2003 [1979]; 2010 [1929]; 2010 [1975]). Resorted also to other authors who share this theory: Brait (2003, 2005, 2012); Rodrigues (2005); Faraco (2009, 2011); Acosta-Pereira (2013); Costa Hübes (2014); among others. It is, therefore, a search that is included in the Applied Linguistics, given that he turned to the study of language in the educational field. As for the methodological perspective, this research enroll in a qualitative-interpretative approach, ethnographic, case study. The subjects were 4 teachers working in the final years of elementary school in two state schools in Cascavel, and the data was generated through interviews and classroom observation. As a result, we found that teachers facing as research subjects, even though not fully understanding the theoretical and methodological basis of the document and not getting enough subsidies through FC offered by the state, teach your classes around the content discursive genre with autonomy, exploiting it in accordance with their knowledge on the subjecteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Estela -1- -2- (2).pdf: 1527393 bytes, checksum: ffd7ec3256d75a756983ee7d2d8c3470 (MD5) Previous issue date: 2016-03-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectConcepção dialógica de linguagempor
dc.subjectGênero discursivopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectDialogical conception of languageeng
dc.subjectDiscursive Genreeng
dc.subjectContinuous trainingeng
dc.subjectEnglish Language Teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleCompreensões dos professores de língua portuguesa sobre os pressupostos teórico-metodológicos das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná: o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aulapor
dc.title.alternativePortuguese teacher's understandings about theoretical and methodological assumptions of Paraná State Curriculum Guidelines: work with the discursive genres in the classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Estela -1- -2- (2).pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.