Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2429
Tipo do documento: Dissertação
Title: Romances Históricos Americanos: The Last of The Mohicans (1826), Xicoténcatl (1826) e O Guarani (1857) Configurações das Identidades Ameríndias
Other Titles: American Historical Novels: The Last of the Mohicans (1826), Xicoténcatl (1826) e O Guarani (1857) Amerindian Identities Characterization
Autor: Lopes, Rodrigo Smaha 
Primeiro orientador: Fleck, Gilmei Franscisco
Primeiro membro da banca: Merino, Ximena Antonia Díaz
Segundo membro da banca: Fiuza, Adriana Aparecida de Figueiredo
Terceiro membro da banca: Giacon, Eliane Maria de Oliveira
Resumo: Várias imagens consagradas na história das Américas escrita pelos europeus que nem sempre corroboravam com a realidade da época e muito menos com a da contemporaneidade , foram, também, imortalizadas pela literatura romântica. Contudo, a arte literária buscou, em várias de suas expressões, trazer à sociedade outras imagens dos nativos que não apenas aquelas estereotipadas nos documentos históricos produzidos pelos conquistadores, como aquelas relatadas no Diário de Colombo (1492) e n A Carta de Caminha (1500). Em um vasto número de romances históricos que abordam a questão da representação do nativo, decidimos examinar as seguintes obras: The last of the Mohicans (1826), de James Fenimore Cooper, Xicoténcatl (1826), de autoria anônima, e O Guarani (1857), de José de Alencar. Esse corpus engloba configurações dos ameríndios nas realidades do norte anglo-saxônico, no universo hispano-americano e também no Brasil, todas elas concebidas dentro do período do Romantismo. Tais obras retratam a figura do nativo e apontam para um desejo de construção de identidades americanas. Frente a elas, indagamo-nos sobre quais são os recursos literários empregados em suas configurações; como estas configurações, realizadas em diferentes espaços geoculturais do continente, aproximam-se ou se distanciam; entre outros, a fim de entender como os escritores românticos retrataram os nativos no período da formação de uma identidade nacional, corroborando, ou não, para a integração desse grupo na sociedade. Para respaldar o trabalho, utilizaremos conceitos de Márquez Rodríguez (1991), García Gual (2002), Mata Induráin (1995), Fernández Prieto (2003), Aínsa (1991, 2003, 2008), Trouche (2006), Fleck (2005, 2007, 2008, 2013), Lukács (1977), Milton (1992), Leenhardt (1998), Hutcheon (1991), Bernd (1998), entre outros que se façam necessários. Esperamos, dessa forma, possibilitar aos estudiosos de literatura, mais especificamente àqueles que se dedicam à leitura do romance histórico, por meio da análise das obras, uma caracterização significativa dos nativos na época romântica, bem como fortalecer as pesquisas na área do romance histórico e dos estudos comparados
Abstract: Several images enshrined in American History written by Europeans that not always corroborated with the reality of the time and much less with the contemporaneity were also immortalized into the romantic literature. However, the literary art sought, in many of its expressions, bring to society other images of natives not only those stereotyped ones presented in historical documents produced by the conquerors, such as those reported in the Journal of Columbus (1492) and in Caminha s Letter (1500). Within a vast number of historical novels that address the issue of characterization of the native, we decided to examine the following works: The Last of the Mohicans (1826), by James Fenimore Cooper, Xicoténcatl (1826), written anonymously and O Guarani (1857), by José de Alencar. This corpus includes settings of Amerindians from the realities of Northern Anglo-Saxon, the Spanish-American universe and also Brazil and all of them are designed within the period of American Romanticism. These works depict the figure the native and thus indicate a desire to build up American identities. Thus, we asked ourselves about what are the literary devices employed in their settings; how these settings conducted in different geocultural spaces of the continent move toward or away from each other; among others, in order to understand how romantic writers portrayed the natives during the formation of a national identity, confirming, or not, the integration of this group as part of the society. To support this work, we will use concepts of Alexis Márquez Rodríguez (1991), García Gual (2002), Mata Indurain (1995), Fernández Prieto (2003), Aínsa (1991, 2003, 2008), Trouche (2006), Fleck (2005, 2007, 2008, 2013), Lukács (1977), Milton (1992), Leenhardt (1998), Hutcheon (1991) Bernd (1998), among others that may be helpful. We hope thus enable literary scholars, specifically those who are dedicated to the reading of historical novel, by analyzing the works, a significant characterization of the natives in the romantic era, as well as strengthen the studies on the historical novel area and on comparative studies
Keywords: Romance histórico
Ameríndios
Romantismo
The Last of the Mohicans (1826)
Xicoténcatl (1826)
O Guarani (1857)
Historical Novel
Amerindians
Romanticism
The Last of the Mohicans (1826)
Xicoténcatl (1826)
O Guarani (1857)
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: LOPES, Rodrigo Smaha. American Historical Novels: The Last of the Mohicans (1826), Xicoténcatl (1826) e O Guarani (1857) Amerindian Identities Characterization. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2429
Issue Date: 13-Mar-2015
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rodrigo_ Smaha.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.