Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2412
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAnschau, Lucilaine Tavares da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697282642283494por
dc.contributor.advisor1Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.contributor.referee1Aissa, José Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1368537051915888por
dc.contributor.referee2Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee3Teixeira, Níncia Cecília Ribas Borges-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934531868783088por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:50Z-
dc.date.available2016-06-23-
dc.date.issued2016-03-11-
dc.identifier.citationANSCHAU, Lucilaine Tavares da Silva. Poetry, Poetic Imagination and Memory in Virginia Vendramini. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2412-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar a obra da artista Virgínia Vendramini (1945) com o intuito de analisar imagens da infância retidas na memória e reconstruídas poeticamente, na tentativa de trazê-las de volta ao presente. A poesia é a arte da ruptura, na medida em que permite ao homem lançar-se à percepção comum do real que conduz necessariamente ao estudo das imagens poéticas, imaginação e memória, articulando reflexões de Gaston Bachelard pelo método fenomenológico como caminho para a compreensão da essência do ser na criação do poeta. As imagens poéticas permitem ao homem se reconhecer na sua singularidade e de dar sentido à sua vida. A imaginação tem um lugar central na existência humana no que diz respeito à relação do ser humano consigo mesmo, com os outros e na significação de seu mundo. A memória resgata imagens significativas dos tempos remotos, especialmente na infância. A prática da rememoração da infância é condição essencial para a criação poética de Virgínia Vendramini, procurando relacionar as imagens poéticas da infância como forma de recriar e reviver a realidade. Neste estudo, a breve análise dos poemas que abordam a temática da infância é complementada pelas imagens de artes plásticas criadas por Virgínia Vendramini a partir da técnica de tecelagem e escultura em cerâmica, contemplando as categorias de análise: a) rememoração poética; b) ressonância e repercussão e c) arquétipo e individuação. A dissertação é composta por três capítulos, no primeiro são elucidados os conceitos imagens poéticas, imaginação, memória e devaneio e apresentação da vida e produção artística de Virgínia Vendramini. No segundo capítulo, situa-se o imaginário à luz do método fenomenológico de Bachelard, sob o enfoque da criação poética estabelecendo um paralelo entre poesia, vivências e memórias e os devaneios poéticos voltados para a infância. Os pares temáticos: poesia/infância e experiência/memória são abordados no terceiro capítulo. Os pressupostos teóricos ancoram-se em autores como Gaston Bachelard (1993; 2009), Walter Benjamin (1989; 1994a; 1994b), Gilbert Durand (1998), Carl Jung (1987), Octavio Paz (2012), Alfredo Bosi (1977), João Carlos Tedesco (2004) e Ana Maria Lisboa de Mello (2002)por
dc.description.abstractThis research aims is to investigate the work of artist Virginia Vendramini (1945) in order to analyze images of childhood retained in memory and poetically rebuilt in an attempt to bring them back to the present. Poetry is the art of breaking, in that it allows man to break up with a common perception of reality which necessarily leads to the study of poetic imagery, imagination and memory articulating thoughts of Gaston Bachelard the phenomenological method as a path to understanding the essence of be the creation of the poet. The poetic images allow man to be recognized in its uniqueness and give meaning to your life. Imagination has a central place in human existence with regard to the relationship of the human being with oneself, others and the significance of their world. The memory rescues significant images of ancient times, especially in childhood. The practice of childhood recollection is essential to poetic creation Virgínia Vendramini trying to relate to children's poetic images as a way to recreate and relive reality. In this study, a brief analysis of the poems that address the childhood theme is complemented by images of art created by Virginia Vendramini from the weaving technique and ceramic sculpture, covering the categories of analysis: a) poetic recollection; b) resonance and repercussions and, c) archetype and individuation. The dissertation consists of three chapters, the first are elucidated the concepts poetic imagery, imagination, memory and reverie and presentation of the life and artistic production Virgínia Vendramini. In the second chapter, lies the imaginary in the light of the phenomenological method of Bachelard, under the focus of poetic creation, establishing a parallel between poetry, experiences and memories and poetic reveries facing childhood. The thematic pairs: poetry / childhood and experience / memory are covered in the third chapter. The theoretical assumptions anchored in authors such as Gaston Bachelard (1993, 2009), Walter Benjamin (1989; 1994a; 1994b), Gilbert Durand (1998), Carl Jung (1987), Octavio Paz (2012), Alfredo Bosi (1977), João Carlos Tedesco (2004) and Ana Maria Lisboa de Mello (2002)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucilaine Tavares da Silva Anschau (1).pdf: 1815240 bytes, checksum: 38bc2c9d198d16b5514b2df12860ee33 (MD5) Previous issue date: 2016-03-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectImagempor
dc.subjectRememoraçãopor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectVirgínia Vendraminipor
dc.subjectImageeng
dc.subjectRecalleng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectVirgínia Vendraminieng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titlePoesia, imaginação poética e memória em Virgínia Vendraminipor
dc.title.alternativePoetry, Poetic Imagination and Memory in Virginia Vendraminieng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lucilaine Tavares da Silva Anschau (1).pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.