Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBastiani, Caroline Arenhart de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4557754710490842por
dc.contributor.advisor1Merino, Ximena Antonia Díaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5441675628597584por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:42Z-
dc.date.available2014-10-08-
dc.date.issued2014-03-20-
dc.identifier.citationBASTIANI, Caroline Arenhart de. City, Fiction and Memory in Manuel Puig: A postmodern narrator?. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2383-
dc.description.resumoEste estudo objetiva evidenciar o olhar citadino em Manuel Puig, assim como a concepção imagética de cidade desenvolvida pelo autor ao longo de sua vida, tendo como base de estudo os espaços habitados, a memória, a identidade nacional, e o olhar citadino, aspectos que foram sendo registrados em suas obras mediante a interação com as artes. Os romances La traición de Rita Hayworth (1968), The Buenos Aires Affair (1973) e Cae la Noche Tropical (1988), de Manuel Puig, apresentam diferentes pontos de vista vinculados às diversas etapas de sua vida. A primeira obra, por exemplo, coloca o leitor diante da mediocridade dos habitantes de uma cidade do interior da Argentina, que têm como referência de cidade ideal a capital Buenos Aires. A segunda obra o faz mergulhar nos sonhos e desejos de Gladys, argentina de Buenos Aires, que almeja Nova Iorque como símbolo de cidade quimérica ao mesmo tempo em que recusa sua cidade natal, menosprezando-a. A terceira obra, ao tratar da vida de duas senhoras argentinas que estão vivendo no Brasil, coloca o interlocutor diante de um rompimento das protagonistas com seu país de origem, evidenciando as belezas e privilégios da cidade do Rio de Janeiro, enquanto recusa à cidade de Buenos Aires. As obras citadas foram selecionadas como corpus de estudo pois apresentam elementos recorrentes que possibilitaram a configuração do imaginário citadino apresentado por Puig: a marca cinematográfica, as artes plásticas, a música e a poesia. O olhar citadino das personagens evolui em cada um dos três romances citados em relação à concepção da Argentina como cidade ideal, transformando-se à medida que a vida do escritor argentino sofre múltiplos choques culturais ao entrar em contato com a realidade dos diversos países e cidades pelos que transitou devido ao exilio vivenciado como resultado do momento político argentinopor
dc.description.abstractThis study aims to highlight the Manuel Puig city perspective as well as the imagery of the city design developed by the author throughout his life, based on the study of living space, memory, national identity and city look that have been recorded in their works through interaction with the arts. The Puig novels A Traição de Rita Hayworth (1968), The Buenos Aires Affair (1973) and Cae la Noche Tropical (1988), present different points of view linked to the various stages of his life. The first project, as an example, puts the reader on the mediocrity of the inhabitants of a town in Argentina, whose ideal reference is the capital city Buenos Aires, which aims New York City as a symbol of chimeric city while refusing his hometown, dismissing it. The third work, when dealing with the lives of two Argentine women who are living in Brazil, puts the caller on a breakup of the protagonists with their home country, showing the beauties and privileges of the city of Rio de Janeiro, while denying the city of Buenos Aires. The works were selected as the corpus of study for presenting elements that enable the configuration of the city imaginary showed by Puig: a cinematographic mark, visual arts, music and poetry. The city perspective of the characters evolves in each of the three novels, in relation to the conception of Argentina as the ideal city, changing as the life of the Argentine writer suffers multiple cultural shock upon contact with the reality of many countries and cities that were passed by him due to exile experienced as a result of the Argentine political momenteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caroline De Bastiani.pdf: 1257009 bytes, checksum: 9ab2d74703ed004e73e315f48e24d2fd (MD5) Previous issue date: 2014-03-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectOlhar citadinopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectManuel Puigpor
dc.subjectNarrador Pós-Modernopor
dc.subjectCity lookeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectManuel Puigeng
dc.subjectPostmodern Narratoreng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleCidade, Ficção e Memória em Manuel Puig: Um narrador pós-moderno?por
dc.title.alternativeCity, Fiction and Memory in Manuel Puig: A postmodern narrator?eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Caroline De Bastiani.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.