Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchneider, Glaci Terezinha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971810761946265por
dc.contributor.advisor1Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:41Z-
dc.date.available2014-10-02-
dc.date.issued2013-03-11-
dc.identifier.citationSCHNEIDER, Glaci Terezinha. Argumentative conduction promoted by articulators in the writing production of the elementary school students. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2377-
dc.description.resumoEsta pesquisa é um desdobramento do projeto Aplicação e Reflexão Teórica na Sala de Aula: Análise Linguística como Suporte para a Produção de Textos de Alunos de uma Escola Pública do Estado do Paraná, desenvolvido em parceria com a Fundação Araucária em 2011. O objetivo do Projeto foi desenvolver a produção escrita argumentativa nos alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental, e teve como aporte teórico estudos da Semântica Argumentativa e da Linguística Textual, base teórica que sustenta, também, as análises presentes neste trabalho. Nossa participação na pesquisa possibilitou verificar como ocorreu o desenvolvimento da argumentação na escrita dos alunos pesquisados, com enfoque nas conjunções coordenativas no processo de escrita e reescrita e como os alunos reagiram diante das atividades desenvolvidas. Depois das análises do material produzido pelos alunos, selecionamos, para constituir o corpus desta pesquisa, textos produzidos por dois alunos, sujeitos deste estudo, sendo um texto do gênero redação escolar , produzido antes da intervenção do Projeto, e a última versão vinculada ao gênero artigo científico , produzida durante as atividades de pesquisa. As análises realizadas permitiram verificar que há enunciados argumentativos encaminhados pelos processos coordenativos nas produções escritas pesquisadas e que houve uso expressivo desses elementos após a aplicação das atividades pedagógicas desenvolvidas pelo Projeto. Foi constatado, também, o uso de elementos de subordinação vinculados ao processo argumentativo. Percebemos que o gênero artigo científico foi assimilado em seus aspectos mais gerais, o que demonstra boa aceitação dos alunos com relação à finalidade de um texto que evoque pesquisa científicapor
dc.description.abstractThis research is a deployment of the project Theoretic reflection and application in classroom: linguistic analysis as a support in text production of a Parana state public school, developed in partnership with Fundação Araucária in 2011. The project s goal was to develop in the 9th year students of the basics education the argumentative writing production, and had as a theoretic contribution the studies of the Argumentative Semantics and Textual Linguistics, supporting theoretic basis present also in the analysis showed in this paper. Our participation in the research enabled checking at the surveyed students writing how the argumentative development occurred, especially in the coordinative conjunctions were triggered in the writing and rewriting process and how the students react in face of the developed activities. After the student s material production analysis, we selected as corpus of this research, the texts produced by two students, the subjects of this research, one text in the redação escolar genre, produced before the project s intervention, and, the last version of the scientific article genre, produced during the research activities. The performed analysis allowed verify that there is an argumentative enunciation directed by coordinative process in the surveyed written production, and that there was a significant use of these elements after the pedagogical activities developed by the application of the project. Also, we perceived the subordination elements linked to the argumentative process. We noticed that the scientific article genre was assimilated in its more general aspects, what show good acceptance by students about the text that reminds scientific researcheng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glaci Terezinha.pdf: 1448428 bytes, checksum: f2be9b95abc921af623239644b95c6f3 (MD5) Previous issue date: 2013-03-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectargumentaçãopor
dc.subjectconjunçõespor
dc.subjectescrita escolarpor
dc.subjectArgumentationeng
dc.subjectconjunctionseng
dc.subjectschool writingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA condução argumentativa promovida por articuladores na produção textual de alunos do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeArgumentative conduction promoted by articulators in the writing production of the elementary school studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Glaci Terezinha.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.