Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2302
Tipo do documento: Dissertação
Title: Eficácia na qualificação profissional de jovens e o Projovem Urbano: o caso de Toledo-PR
Other Titles: Effectiveness about the professional graduation of young people and the Projovem Urbano: the case of Toledo-PR
Autor: Bieger, Juliane Tramontin 
Primeiro orientador: Colognese, Sílvio Antonio
Primeiro membro da banca: Rippel, Valderice Cecília Limberger
Segundo membro da banca: Schütz, Rosalvo
Resumo: Esta dissertação aborda a temática da qualificação profissional de jovens, partindo de um programa de capacitação e inclusão de jovens, o Projovem Urbano. Nesse contexto, foi analisada a eficácia da base da qualificação profissional ofertada pelo programa no município de Toledo PR no ano de 2009, o qual foi concluído no ano de 2010. Para nortear a proposta deste trabalho, utilizou-se, como alicerce referencial, fontes bibliográficas sobre as bases de um programa federal para a educação, o Projovem Urbano, assim como se abordou sua implantação, monitoramento e avaliação. Discorreu-se sobre a caracterização do município de Toledo - PR e a prática do programa, um histórico de políticas e programas públicos de qualificação profissional no Brasil, a qualificação profissional dos jovens inseridos no Projovem Urbano, avaliação de políticas públicas e a eficácia de políticas e programas de qualificação profissional. Partindo do problema identificado neste trabalho, a pesquisa pretende verificar o quanto o programa foi eficaz no alcance do seu objetivo inicial, proposto pelo viés da qualificação profissional. Para isso, o instrumental utilizado foi a entrevista, e a população estudada foram os alunos que concluíram todas as etapas do programa no ano de 2010, o que compreende um grupo de 60 jovens. Os resultados obtidos a partir da pesquisa permitiram conhecer, na etapa exploratória da pesquisa, as características pessoais, sociodemográficas e educacionais dos jovens evadidos do ensino regular. Por fim, permitiu uma avaliação dos resultados do programa Projovem Urbano pela ótica dos alunos participantes. Observou-se que o objetivo da qualificação profissional ofertada aos jovens inseridos no programa concentra-se no desenvolvimento de habilidades em prol do autoconhecimento, da sociabilidade e da realização pessoal. A soma desses fatores colabora para a inserção profissional, visando assegurar renda aos jovens, e assim proporcionar a sua autonomia. Apesar da gama de benefícios vislumbrados pelo programa, conclui-se que o programa mostrou-se mais positivo para jovens que não se encontravam trabalhando durante a realização do mesmo, o que era realidade para uma pequena parcela de alunos. Percebeu-se ainda que o esforço em qualificar jovens na área da administração também não agregou benefício considerável aos formados, os quais relataram obter melhores resultados com a Formação Técnica Geral, a qual visava o preparo para o mundo profissional, disjunto de um campo específico de formação.
Abstract: This dissertation approaches the subject matter of the professional graduation of young people, coming from a graduation and inclusion program for young people, the Projovem Urbano. In this context, the base effectiveness of the professional graduation offered by the program in the municipality of Toledo-PR was analysed in the year of 2009 and this program was concluded in the year of 2010. In order to guide the proposal of this work, we used, as a referential base, bibliographical sources based on a federal program for the education, the Projovem Urbano, and how its implantation, monitoring and evaluation were approached. We have discoursed about the characterisation of the municipality of Toledo-PR and the execution of the program, an history of the policies and public programs of professional graduation in Brazil, the professional graduation of young people inserted in the Projovem Urbano, evaluation of public policies and the effectiveness of policies and programs of professional graduation. Coming from the identified problem in this work, the research intends to verify how much the program was efficient to reach its initial goal, proposed through the professional graduation. For that, the used tool, was the interview, and the studied population was the students who have concluded all the steps of the program in 2010, which includes a 60 young people group. The results obtained from the research have permitted to know, at the exploratory step of the research, the personal, sociodemographical and educational characteristics of the young people who have run away from the regular educational system. Finally, it has permitted an evaluation of the results of the Projovem Urbano program through the vision of the students who had participated. We have observed that the goal of the professional graduation offered to the young people inserted in the program is concentrated in the development of abilities favorable to the self-knowledge, the sociability and the personal accomplishment. The sum of these factors collaborates to the professional insertion, aiming to guarantee an income to the young people, and by this way to provide their autonomy. Despite the range of benefits discerned by the program, we conclude that the professional graduation wasn t efficient in quantity. The program was more positive for young people who weren t working during the realization of this program, which was the reality of a small part of the students. We have also perceived that the effort to grade the young people in administrative area haven t added considerable benefits to the graduated students, which ones telled they have obtained better results with the General and Tecnical Formation, which one tended to the professional world preparation separated from a specific field of formation.
Keywords: Projovem Urbano
Qualificação profissional
Eficácia
Jovens
Projovem Urbano
Professional graduation
Effectiveness
Young people
Jovens - Emprego
Formação profissional
Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Brasil)
Educação jovens e adultos (Política) - Toledo - PR
Políticas públicas
Avaliação de programas sociais
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::MERCADO DE TRABALHO; POLITICA DO GOVERNO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Desenvolvimento regional e do Agronegócio
Program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
Citation: BIEGER, Juliane Tramontin. Effectiveness about the professional graduation of young people and the Projovem Urbano: the case of Toledo-PR. 2012. 73 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2302
Issue Date: 9-Aug-2012
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Juliane T Bieger.pdf348.44 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.