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dc.creatorTscha, Olga da Conceição Pinto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9767444444113741por
dc.contributor.advisor1Lobo, Débora da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785606H1&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Silva, Christian Luiz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8046559694932152por
dc.contributor.referee2Jr., Weimar Freire da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784985J2por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:33:47Z-
dc.date.available2010-12-21-
dc.date.issued2010-08-03-
dc.identifier.citationTSCHA, Olga da Conceição Pinto. Modal analysis of the influence of air in the west regional development paranaense. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2269-
dc.description.resumoA região Oeste do Paraná, que, apesar de possuir uma infraestrutura de transportes significativa, capaz de dar suporte a importante rota de turismo nacional e internacional, apresenta pouca diversificação no que diz respeito a transporte de passageiros. Assim, investimentos em infraestrutura, a localização e a área de influência que o aeroporto de Cascavel tem sobre a região podem determinar a escolha desse modal pelos usuários da região Oeste do Paraná como meio de transporte. Objetiva-se analisar a influência -- medida em distância entre as cidades -- e verificar qual a probabilidade de os municípios da região Oeste do Paraná de utilizarem o transporte aéreo para os seus deslocamentos, verificação a ser feita via aplicação do modelo gravitacional de Huff. Para tanto, utilizaram-se as opções de destinos dos aeroportos de Cascavel, de Foz do Iguaçu e de Maringá. Os resultados demonstram que, na situação atual, ou seja, com 34 opções de destinos, o aeroporto de Cascavel possui pouca influência sobre os usuários de transporte aéreo da região. Numa hipótese, no entanto, em que os três aeroportos analisados possuam o mesmo número de destinos, ou seja, 202, o aeroporto com maior possibilidade de crescimento e desenvolvimento é o de Cascavel. Esse fato pode ser justificado pela posição geográfica em que ele se encontra na região Oeste do Paraná.por
dc.description.abstractThe west region of the state of Parana, although having a significant transportation infrastructure, capable of supporting the important route of national and international tourism, presents little diversification in passenger transportation. This way, investments in infrastructure, location and influence area that the airport of Cascavel has on the region could determine the choice of this mode of transportation by users of the west region of Parana as means of transportation. The objective is to analyze the influence measured in distance between the cities and check what is the probability of the cities of the west region of Parana of using air transport for their displacements; verification to be done by application of Huff s gravity model. For that, the options of destinations of the airports of Cascavel, Foz do Iguaçu and Maringá were used. The results show that, in the current situation, that is, with 34 options of destination, the airport of Cascavel has little influence on the region s users of air transport. In a hypothesis, however, that the three airports analyzed have the same number of destinations, that is, 202, the airport with the biggest capability of growth and development is the one of Cascavel. This fact may be justified by its geographical position in the west region of Parana.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:33:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Olga da C Pinto Tscha.pdf: 2208660 bytes, checksum: 135b0383b28889ee15e57c9075a4b1aa (MD5) Previous issue date: 2010-08-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento regional e do Agronegóciopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDesenvolvimento regionalpor
dc.subjectTransporte aéreopor
dc.subjectÁrea de influênciapor
dc.subjectAeroportos - Infraestruturapor
dc.subjectInvestimentos - Planejamentopor
dc.subjectRegional developmenteng
dc.subjectAir transporteng
dc.subjectInfluence areaeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONALpor
dc.titleAnálise da influência do modal aéreo no desenvolvimento regional do oeste paranaensepor
dc.title.alternativeModal analysis of the influence of air in the west regional development paranaenseeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

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