Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2227
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDalmás, Sandra Regina da Silva Pinela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3595468505213563por
dc.contributor.advisor1Lobo, Débora da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785606H1&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Protil, Roberto Max-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752435119365984por
dc.contributor.referee2Rocha Jr., Weimar Freire da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784985J2por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:33:36Z-
dc.date.available2008-06-25-
dc.date.issued2008-02-26-
dc.identifier.citationDALMÁS, Sandra Regina da Silva Pinela. A logística de transporte agrícola multimodal da região Oeste paranaense. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2227-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa compara as opções de monomodalidade, intermodalidade e multimodalidade para o transporte de granéis agrícolas da região Oeste do Paraná. O propósito foi identificar as razões da pouca utilização da hidrovia em comparação à rodovia e ferrovia, nessa região. Para isso, foram levantadas as principais características dos transportes de carga, por meio de cada um desses modais, e o desempenho dos portos marítimos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), considerados como destinos mais apropriados para exportação dessa produção. Os dados foram coletados de fontes primárias, a partir da técnica de observação in loco, realizadas nos terminais fluvial e ferroviário, e de entrevistas não estruturadas, guiadas, com alguns profissionais responsáveis pela logística de empresas atuantes na comercialização de grãos da região. Utilizou-se de pesquisa documental para a coleta de dados secundários, referentes às características dos transportes e preços dos fretes. A análise do conteúdo foi feita por comparação entre os preços de fretes, perdas, e impacto nos custos relacionados aos problemas ambientais, de cada arranjo simulado. Constatou-se que a preferência na região pelo modal rodoviário ocorre principalmente devido à falta de infra-estrutura logística para os outros modais. Na comparação de desempenho portuário, o Porto de Santos apresenta menor tempo médio de espera para atracamento dos navios, do que o Porto de Paranaguá. Concluiu-se que a utilização da hidrovia é uma alternativa para redução dos custos de transporte na região e há uma demanda latente na região por esforços conjuntos da iniciativa pública e privada para a solução das deficiências existentes no escoamento da produção agrícola da região Oeste do Paraná.por
dc.description.abstractThis research work compares the options of monomodality, intermodality and multimodality to the transport of bulk grains from the western region of Paran?. The purpose of the research was to identify the reasons for the low utilization of waterways in comparison with the highways and railways, in this region. In order to do this, were found the main features of the load transport through each of these modal ones, and the performance of the maritime ports of Santos (SP) and Paranagu? (PR), regarded as the most suitable for export such production. The data has been collected from primary sources, by the technique of in situ observation made in river and raiwayl terminals and guided unstructured interviews with some professionals responsible for the logistics of companies engaged in the marketing of grain in the region. It has been used some documentary research to gather secondary data, concerning the characteristics of transport and freight prices. The analysis of content was made through comparison between prices of freight, losses, and the impact in the costs related to the environmental costs, of each simulated arrangement. It found out that the preference in the region for road modal occurs mainly due to the lack of infrastructure logistics for the other modal ones. In the comparison of performance, the Port of Santos presents minor average time of wait to moor a ship than the Port of Paranagu?. It was concluded that the waterway is an alternative to the costs reduction of transport in the region and that there is a latent demand for joint efforts of public and private initiative to reach the solution of the existing deficiencies for the transport of agricultural production of the western region of Paraneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:33:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandra Regina da Silva Pinela Dalmas.pdf: 1351149 bytes, checksum: b95811faa59bc1f7d86fd89ac7f302c1 (MD5) Previous issue date: 2008-02-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectTransportepor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectHidroviapor
dc.subjectLogisticeng
dc.subjectTransportseng
dc.subjectMultimodalityeng
dc.subjectWaterwayeng
dc.subject.cnpqCRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO-
dc.titleA logística de transporte agrícola multimodal da Região Oeste paranaensepor
dc.title.alternativeThe logistic of agricultural transport multimodal of the West Region from Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledo-
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sandra_Dalmas_2008.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.