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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2225
Tipo do documento: Dissertação
Title: O planejamento urbano e os acidentes de trânsito: um estudo sobre o município de Toledo PR
Other Titles: Urban planning and traffic accidents: a study on the municipality of Toledo - PR
Autor: Ruschel, Andressa Carolina 
Primeiro orientador: Bidarra, Zelimar Soares
Primeiro membro da banca: Piffer, Moacir
Segundo membro da banca: Feiber, Silmara Dias
Resumo: A presente pesquisa de dissertação teve como objetivo principal analisar como o planejamento urbano influencia nos acidentes de trânsito, ocasionados no período de 2011 a 2015, no perímetro urbano do Município de Toledo PR; como objetivo específico, descrever a evolução do desenvolvimento urbano das cidades a partir das teorias da análise espacial e do planejamento urbano; identificar, mapear e verificar a frequência com que ocorrem os acidentes de trânsito em Toledo PR no período de 2011 a 2015; e por fim caracterizar os pontos críticos. Justificou-se pelo alto índice de acidentes de trânsito em Toledo, o qual ocupa a 8ª posição no Paraná no Quantitativo de Vítimas de Homicídio Culposo de Trânsito. A rápida urbanização e o aumento contínuo da frota de veículos contribuíram para o crescimento dos acidentes de trânsito em Toledo, o qual não teve um adequado planejamento do espaço urbano. A metodologia utilizada foi através de embasamentos teóricos da análise espacial e do planejamento urbano; coleta de dados primários nos Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito, em seguida tabelados e analisados conforme fundamentação teórica. Foi possível verificar que o maior índice de acidentes de trânsito ocorre no centro da cidade, em horário de funcionamento do comércio e serviços, o que coincide com a alta densidade, de pessoas e veículos, localizados na área central. O planejamento urbano pode interferir no problema dos acidentes, com planos para descentralizar as atividades comerciais, incentivar o desuso do automóvel e promover espaços adequados para o tráfego a pé e de ciclistas, para uma mobilidade e espaços urbanos sustentáveis.
Abstract: This research dissertation aimed to analyze how urban planning influenced on traffic accidents caused in the 2011-2015 period in the urban area of the municipality of Toledo - PR; it describes the evolution of urban development of cities from the theories of spatial analysis and urban planning; it identifies, maps and determine the frequency with which they occur traffic accidents in Toledo - PR in the 2011-2015 period; and finally, it characterizes the critical points. It is justified by the high traffic accidents rate in Toledo, which occupies the 8th position in Parana in Quantitative Victims of Homicide Traffic. The rapid urbanization and the continuous increase of the vehicle fleet contributed to the growth of traffic accidents in Toledo, which had no proper planning of urban space. The methodology used was through theoretical substantiation of spatial analysis and urban planning; primary data collection in Traffic Accident Occurrence Reports then tabulated and analyzed as theoretical foundation. It was possible to verify that the highest traffic accident rate is in the center of the city, opening hours trade and services, which coincides with the high density of people and vehicles, located in the central area. Urban planning can interfere with the accident problem, with plans to decentralize business activities, encourage the disuse of the automobile and promote spaces suitable for foot traffic and cyclists, for mobility and sustainable urban spaces.
Keywords: Planejamento urbano
Acidentes de trânsito
Centralidade
Toledo-PR
Urban planning
Traffic-accidents
Centralization
Toledo-PR
Segurança no transito
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Desenvolvimento regional e do Agronegócio
Program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
Citation: RUSCHEL, Andressa Carolina. Urban planning and traffic accidents: a study on the municipality of Toledo - PR. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2225
Issue Date: 2-Sep-2016
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

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