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dc.creatorKuhn, Sérgio Luiz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774678H9por
dc.contributor.advisor1Lima, Jandir Ferrera de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707400T8por
dc.contributor.referee1Silva, Amarildo Jorge da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0652891658848468por
dc.contributor.referee2Piffer, Moacir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9970162517797132por
dc.contributor.referee3Milani, Maria Luiza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6364748225132713por
dc.contributor.referee4Carvalheiro, Elizângela Mara-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764906Z8por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:33:15Z-
dc.date.available2015-07-20-
dc.date.issued2014-03-07-
dc.identifier.citationKUHN, Sérgio Luiz. The creative economy in municipalities peripherals Western Paraná. 2014. 189 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2162-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de analisar a Economia Criativa nos municípios periféricos do Oeste do Paraná . A pesquisa pautou-se na compreensão da Economia Criativa, a partir do seu fundador e pai, John Howkins, focada no bem intangível que gera riquezas e que é a economia que mais cresce no mundo. Fundamentou-se em dados de fontes secundárias, em especial de bibliografias e também junto aos órgãos oficiais, bem como, em dados primários. Para tal, estes foram pesquisados nos 20 municípios, com população inferior a 7.000 habitantes, tendo como público alvo uma amostra intencional de 13 lideranças, representantes de órgãos público-privados, institucionais e cidadãos, totalizando assim 260 pesquisados. O instrumento de pesquisa foi um questionário com questões objetivas e subjetivas aplicado in loco e acompanhado de entrevista. Como resultado, identificou-se que aproximadamente 80% das lideranças são do gênero masculino e cuja formação predominante é o da graduação. Constatou-se que os municípios registraram na última década uma densidade demográfica negativa de 1,7% (1.563 habitantes). Verificou-se que os diferentes atores pesquisados acreditam na Economia Criativa como uma alternativa de desenvolvimento socioeconômico e cultural, devendo ser um projeto estruturante e uma política público-privada e institucional. Apontando para um crescimento médio de 103,8% de suas inúmeras atividades, áreas e estruturas, tendo como maior potencial de implementação a curto e médio prazos o jornal próprio, o turismo rural e ecológico, os parques ecológicos e os roteiros de viagens, as escolas profissionalizantes e de idiomas, o teatro municipal, a reciclagem e reutilização de materiais com valor agregado, o desenho, a pintura e outros. Estão entre os melhores desempenhos na Economia Criativa os municípios de Pato Bragado, Quatro Pontes, Entre Rios do Oeste, Maripá, Mercedes e Serranópolis do Iguaçu, entre outros. No entanto, os 20 municípios pesquisados precisam superar vários gargalos, como à dificuldade com a mão de obra especializada, visto que perdem a força de trabalho de jovens e talentos para os polos regionais, que oferecem maiores oportunidades de empregos, renda, estudos e outros. Tem ainda, alta dependência da agropecuária, bem como, dos recursos públicos federais e estaduais, assim como, vários com indicadores sociais críticos de PIB, IDH, municípios dormitórios, etc. E por fim, conclui-se que a Economia Criativa, pela diversificação de atividades, formas e âmbitos, reúne forças e expertises para alavancar o crescimento e o desenvolvimento dos municípios periféricos, por meio dos seus principais atores públicos e privados, organizações, instituições e cidadãos, entre outros.por
dc.description.abstractThis research aims to "analyze the Creative Economy in peripheral municipalities of Paraná". The research was based on the understanding of the creative economy, from its founding father, John Howkins, focused on intangible asset that generates wealth and is the fastest growing economy in the world. Was based on data from secondary sources, bibliographies and especially also by the official as well as on primary data. To this end, these were searched in 20 municipalities with less than 7,000 inhabitants, having as target a purposive sample of 13 leaders, representatives of public-private, institutional and public bodies, totaling 260 respondents. The research instrument was a questionnaire with objective and subjective questions applied in situ and accompanied by an interview. As a result, it was found that approximately 80% of the leaders are male and which is the predominant training graduation. It was found that the counties recorded in the last decade a negative density of 1.7% (1,563 inhabitants). It was noticed that the different stakeholders surveyed believe in the Creative Economy as an alternative socio-economic and cultural development, and should be a structural and design a public-private and institutional policy. Pointing to an average growth of 103.8% of their numerous activities, areas and structures, with the greatest potential for implementation in the short and medium term the newspaper itself, rural and eco tourism, eco parks and travel plans, the vocational and language schools, the municipal theater, recycling and reuse of materials with added value, drawing, painting and others. The áreas of Pato Bragado, Quatro Pontes, Entre Rios do Oeste, Maripá, Mercedes e Serranópolis do Iguaçu are among the top municipalities performers in Creative Economy. However, the 20 studied municipalities need to overcome several bottlenecks difficulty with skilled labor, since they lose workforce of young talent for the regional centers that have higher job creation and greater opportunities for employment, income, studies and others. It has high dependence on agriculture, as well as federal and state public resources, as well as several critical social indicators of GDP, HDI, municipalities dormitories, among others. It is concluded that the Creative Economy through diversification of activities, gathers strength and expertise to leverage the growth and development of the peripheral municipalities, through their main public and private actors, organizations, institutions and citizens, among others.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:33:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sergio Luiz Kuhn.pdf: 3134624 bytes, checksum: ac2659507be7e18c9d37260631ac9790 (MD5) Previous issue date: 2014-03-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento regional e do Agronegóciopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEconomia criativapor
dc.subjectDesenvolvimento socioeconômicopor
dc.subjectDesenvolvimento localpor
dc.subjectEconomia urbanapor
dc.subjectOeste paranaensepor
dc.subjectCreative economyeng
dc.subjectSocioeconomic developmenteng
dc.subjectLocal developmenteng
dc.subjectUrban economicseng
dc.subjectWest Paranaeng
dc.subjectCapital humanopor
dc.subjectTrabalho criativo - Aspectos econômicospor
dc.subjectCriatividade - Aspectos econômicospor
dc.subjectCultura - Aspectos econômicospor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectCriatividade nos negóciospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICOpor
dc.titleA economia criativa nos municípios periféricos da região Oeste do Paranápor
dc.title.alternativeThe creative economy in municipalities peripherals Western Paranáeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

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