Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2150
Tipo do documento: Dissertação
Title: A aglomeração urbana da soja: Cascavel e Toledo no contexto da metropolização na mesorregião oeste paranaense
Other Titles: The urban agglomeration of soy bean: Cascavel and Toledo in the context of the metropolization in the west region of Paraná
Autor: Reolon, Cleverson Alexsander 
Primeiro orientador: Souza, Edson Belo Clemente de
Primeiro membro da banca: Sposito, Maria Encarnação Beltrão
Segundo membro da banca: Staduto, Jefferson Andronio Ramundo
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar a relação entre o processo de metropolização e a criação de unidades regionais no Brasil. Os elementos que motivaram a pesquisa foram os resultados do estudo Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil, que determinou a existência e a espacialidade de uma aglomeração urbana composta, basicamente, por Cascavel, Toledo e Santa Tereza do Oeste, na Mesorregião Oeste Paranaense, e a apresentação, à Assembléia Legislativa do Paraná, dos projetos de lei complementar n. 110 de 2003 e 235 de 2003, que visavam a instituição de unidades regionais polarizadas, respectivamente, por Cascavel e Toledo, duas cidades médias contíguas. Em virtude da generalização de Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil, decidiu-se aprofundar tal pesquisa, utilizando-se novos elementos para caracterizar a existência e mapear a espacialidade de aglomerações urbanas, como dados e informações referentes ao transporte coletivo intermunicipal e dados do Censo Demográfico de 2000, mensurando-se os movimentos pendulares exercidos pela população. Dessa forma, apontou-se a existência de pelo menos uma aglomeração urbana na Mesorregião Oeste Paranaense, a aglomeração urbana da soja, composta por dois núcleos, ou seja, bipolarizada por Cascavel e Toledo, agregando, ainda, em se tratando dos distritos, Corbélia, Ouro Verde do Oeste, Santa Tereza do Oeste e Sede Alvorada, com áreas de expansão configuradas por Cafelândia, Ibema, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Rio do Salto, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste. Tendo em vista as características da reestruturação socioespacial no Brasil, pode-se dizer que as problemáticas metropolitanas da aglomeração urbana da soja tendem a se aprofundar, ampliando-se, assim, os níveis de complementaridade entre os distritos que a compõem e, em corolário, a complexidade da rede urbana regional. Portanto, existe um processo de metropolização entre Cascavel, Toledo e cidades adjacentes. Como resultado, pode-se assegurar que o processo de metropolização se encontra bastante afastado da arena parlamentar. Paralelamente, também se pode afirmar que a institucionalização de unidades regionais está repleta de interesses corporativos e político-partidários.
Keywords: Metropolização
Instituição de unidades regionais
Aglomeração urbana
Aglomeração urbana da soja
Cidades médias metropolitanas
Metropolization
The institution of metropolitan areas
Urban agglomeration
Urban agglomeration os soy bean
Metropolitan intermediate-sized cities
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Desenvolvimento regional e do Agronegócio
Program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
Citation: REOLON, Cleverson Alexsander. The urban agglomeration of soy bean: Cascavel and Toledo in the context of the metropolization in the west region of Paraná. 2007. 246 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2150
Issue Date: 7-Mar-2007
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cleverson Alexsander Reolon Parte 1.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.