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Tipo do documento: Dissertação
Title: A institucionalização da educação ambiental no Programa Mais Educação: análise dos projetos setoriais desenvolvidos no Núcleo Regional de Educação de Toledo.
Other Titles: The institutionalization of environmental education in the More Education Program: analysis of sectorial projects developed in the Regional Core Education of Toledo
Autor: Fernandes, Cristiane Weirich 
Primeiro orientador: Lindino, Cleber Antônio
Primeiro coorientador: Lindino, Terezinha Corrêa
Primeiro membro da banca: Sanches, Paulo Vanderlei
Segundo membro da banca: Bariccatti, Karen Hyelmager Gongora
Resumo: O crescimento e o desenvolvimento de atividades econômicas fundamentadas no consumo insustentável dos recursos naturais têm desencadeado discussões de ordem social, política, cultural e ambiental, exigindo que o debate ambiental adviesse a considerar as complexas relações entre os aspectos naturais e sociais, compreendendo o meio ambiente como o resultado destas relações. A função socializadora da escola contemporânea agrega questões ambientais para o sistema de ensino, por meio da institucionalização da Educação Ambiental a partir de políticas públicas e, na maioria das vezes, por intermédio de programas e projetos educacionais. Um dos programas institucionais em recente implantação nas escolas públicas é o Programa Mais Educação, que objetiva a formação integral dos educandos, indicando a ampliação de tempos e espaços educacionais, por meio de atividades educativas direcionadas às questões ambientais (entre outros assuntos). Considerando importante averiguar a concepção de Educação Ambiental instituída pelo Programa Mais Educação, realizou-se a pesquisa documental apresentada por esta dissertação. Após estabelecer uma breve fundamentação teórica de conceitos e práticas educacionais e ambientais no contexto escolar e compreender o processo de implantação e funcionamento do Programa, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin, torna se possível afirmar que a institucionalização da Educação Ambiental por meio do Programa Mais Educação apresenta a segregação dos conceitos e fundamentos da Educação Ambiental, pois embora o Programa tenha surgido do pretexto governamental de entrelaçar políticas públicas educacionais e sociais, a fim de estabelecer ações interministeriais, sua própria implementação induz a compartimentalização dos conhecimentos, em oposição aos princípios interdisciplinares da Educação Ambiental e Educação Integral, considerados fundamentais para uma formação integral de qualidade. Desta forma o Programa Mais Educação não amplia a visão prática da Educação Ambiental nas escolas, apenas corrobora para a manutenção e ampliação de práticas que apresentam como resultado concepções ambientais reduzidas, reforçando o viés conservacionista da Educação Ambiental.
Abstract: The growth and development of economic activities based on unsustainable consumption of natural resources has triggered discussions of social, political, cultural and environmental, demanding that the environmental debate would come to consider the complex relationships between natural and social aspects, including the environment as the result of these relationships. The socializing function of contemporary school brings environmental issues to the education system, through the institutionalization of environmental education from public policies and, most often, through educational programs and projects. One of the institutional programs recently implemented in public schools is the More Education Program, which aims at the integral formation of the students, indicating the expansion of time and educational activities, through educational activities directed to environmental issues (among others). Whereas it is important to determine the design of Environmental Education established by the More Education Program, there was documentary research presented by this dissertation. After making a brief theoretical framework of concepts and educational and environmental practices in the school context and understand the deployment process and operation of the program, using the Laurence Bardin content analysis technique, it is possible to say that the institutionalization of Environmental Education through the More Education Program shows the breakdown of the concepts and fundamentals of environmental education, because although the program has arisen from the government an excuse to interweave education and social policies in order to establish inter-ministerial actions, their own implementation induces the compartmentalization of knowledge, as opposed to interdisciplinary principles of Environmental Education and integral Education, considered essential to a comprehensive quality training. Thus the More Education Program does not extend the practical view of environmental education in schools, only confirms the maintenance and expansion of practices that have as a result reduced environmental concepts, reinforcing the conservationist bias of Environmental Education.
Keywords: Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Prática de ensino
Educação e Estado - Toledo - (PR)
Programa Mais Educação (Brasil)
Política pública
Educação integral
Análise de conteúdo
Public policy
Comprehensive education
Content analysis
CNPq areas: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Ecossistemas e dinâmicas Sócio-ambientais e Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente
Program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais
Citation: FERNANDES, Cristiane Weirich. The institutionalization of environmental education in the More Education Program: analysis of sectorial projects developed in the Regional Core Education of Toledo. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ecossistemas e dinâmicas Sócio-ambientais e Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1827
Issue Date: 11-Apr-2016
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

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