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dc.creatorReisdörfer, Thiago-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658850237898637por
dc.contributor.advisor1Laverdi, Robson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041505616173109por
dc.contributor.referee1Leite, Eudes Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768513233701906por
dc.contributor.referee2Schreiner, Davi Félix-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767179Y3por
dc.contributor.referee3Duarte, Geni Rosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1066779488649379por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:56:20Z-
dc.date.available2012-12-10-
dc.date.issued2011-08-29-
dc.identifier.citationREISDÖRFER, Thiago. Universidade vivenciada na cidade: estudantes da Unioeste em Marechal Cândido Rondon/PR (1994-2009). 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1790-
dc.description.resumoEsta pesquisa problematiza vivências de jovens estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon/PR, na fronteira entre Brasil e Paraguai, tendo como recorte temporal o período entre os anos de 1994 e 2009. A universidade, comumente idealizada enquanto espaço de desejos, neste trabalho foi tomada como lugar de múltiplas tensões, conflitos, trocas e diálogos, sendo valorizadas as significações que o ingresso nesta circunstância da vida social assume nas narrativas de estudantes provenientes de vários espaços dessa região e do país. Tanto como a universidade, a cidade de Marechal Cândido Rondon foi problematizada como lugar de vivências interculturais, buscando não perder de vista a ideia de que este espaço é, na maioria das vezes, e concomitantemente, um espaço social também desejado. Nesse sentido, a universidade é vivenciada na e através da cidade, sendo que este imbricamento de questões pode evidenciar problemáticas específicas relativas à historicidade de suas vivências. Nesta trama de questões, atenta-se principalmente para múltiplas e complexas relações entre universitários provenientes de outras localidades, que estabelecem moradia neste espaço urbano com diferentes grupos sociais nele constituídos. Em termos metodológicos, enfatiza-se o uso de fontes orais, problematizando memórias de jovens universitários a partir de contribuições teórico-metodológicas da história oral. Estas discussões aparecem no texto de maneira dialógica e aprofundadas em três pontos. Primeiramente, problematiza-se a multiplicidade de caminhos e expectativas que levaram os jovens à Unioeste e a Marechal Cândido Rondon. Depois foi dada atenção às vivências interculturais na relação cidade/universidade. E por último, analisadas experiências limiares acerca do momento de conclusão do ensino superior.por
dc.description.abstractThis search discusses youth experiences of students from Universidade Estadual do Oeste do Paraná (West Paraná State University), Unioeste, campus of Marechal Cândido Rondon/PR, on the Brazil and Paraguay border, analyzing the temporal clipping from 1994 to 2009. The University, commonly conceived as an desire field, it is assumed, however, in this work, as a place of multiple conflicts, tensions, exchanges and dialogues, evaluating the meanings that the joining in this social life circumstances assumes in the students narratives from many places of this region and country. The University and the Marechal Cândido Rondon town were reported as a place of intercultural experiences, trying not losing the idea that this space is usually and concomitantly a social space as well as desired. This way, the University is experienced in and through the city, and this problematic can highlight specific issues concerning the historicity of those experiences. About these issues, it is paid more attention tothe multiple and complex relationships between the university students coming from other cities to live there with different social groups in the city. The methodology terms are emphasizedin the use of oral sources, discussing memories of young university students from the theoretical-methodological contributions of the Oral History. These discussions are shown in this research in a dialogic way and mainly concerned on three points: first, to discuss the multiple paths and expectations that led youths to Unioeste and Marechal Cândido Rondon; then, it is given special attention to intercultural experiences in the relationship between the city and University; and, at last, it isanalyzed verge experiences about the moment of the graduation conclusion.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:56:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thiago_Reisdorfer.pdf: 1588752 bytes, checksum: f7b16e79508a0478808c719e07174391 (MD5) Previous issue date: 2011-08-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectCidadepor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.titleUniversidade vivenciada na cidade: estudantes da Unioeste em Marechal Cândido Rondon/PR (1994-2009)por
dc.title.alternativeThe University experienced in the city: Unioeste Students from Marechal Cândido Rondon/PR (1994-2009)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondon-
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

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