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Tipo do documento: Dissertação
Title: Sem ordi não há porgueço e nóis sêmo desordero! : humor, paródia e vida urbana em Alvarenga e Ranchinho (1930/40)
Other Titles: Sem ordi não há porgueço e nóis sêmo desordero! : humor, parody and urban life in Ranchinho and Alvarenga (1930/40)
Autor: Mazoti, Lays Matias 
Primeiro orientador: Duarte, Geni Rosa
Primeiro membro da banca: Garcia, Tania da Costa
Segundo membro da banca: Fiuza, Alexandre Felipe
Terceiro membro da banca: Laverdi, Robson
Resumo: A representação humorística da história brasileira sempre pôde ser percebida em diversos formatos artísticos: imagens, filmes, textos literários, peças teatrais e também na música. Na música popular, ultrapassando a concepção do ato de se contar piadas , assumiu, por vezes, um caráter cênico, performático e caricatural. Pensando sobre essa questão, busco nesse trabalho analisar as principais produções humorísticas da dupla caipira Alvarenga e Ranchinho, atentando-se, sobretudo, a articulação entre os recursos cômicos utilizados sátira e paródia - com as questões vigentes no meio social das décadas de 1930 e 1940. Esses aspectos foram pensados a partir do campo das diversas transformações sócio-culturais que vigoravam naquele momento, uma vez que foi a partir dessas próprias mudanças que a música caipira pôde encontrar espaço para enfrentar os preconceitos citadinos - via apropriação humorística dessa nova representação do caipira garantindo, assim, sua própria identidade
Abstract: The humorous representation of the Brazilian history could always be perceived in several artistic formats: images, movies, literary texts, theatrical pieces and also in the music. In the folk music, beyond the conception the act of telling jokes , it was assumed, sporadically, a character scenic, performative and grotesquely. Thinking on this question, I seek in this work to analyze the main humorous productions of the hillbilly duo partner, observing, especially, a articulation between comic features used - satire and parody - with the current issues in the social environment of the 1930s and 1940s. However, you must understand artistic production within the field of various socio-cultural transformations that prevailed at the time, once it was from these very changes that hillbilly music could find space to face the urban prejudice city through appropriation of this new representation of the hillbilly ensuring, this way, its own identity.
Keywords: Humor
Música caipira
Sátira
Paródia
Vida urbana
Alvarenga e Ranchinho
Humor
Hillbilly music
Satire
Parody
Urban life
Alvarenga e Ranchinho
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: MAZOTI, Lays Matias. Sem ordi não há porgueço e nóis sêmo desordero! : humor, paródia e vida urbana em Alvarenga e Ranchinho (1930/40). 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1778
Issue Date: 3-Sep-2011
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

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