Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1739
Tipo do documento: Dissertação
Title: A pérola negra regressa ao ventre da ostra: Wilson Simonal em suas relações com Indústria Cultural (1963 a 1971)
Autor: Hartwig, Adriane Mallmann Eede 
Primeiro orientador: Ribeiro, Sarah Iurkiv Gomes Tibes
Primeiro membro da banca: Ferraz, Francisco César Alves
Segundo membro da banca: Bosi, Antonio de Pádua
Resumo: Este estudo tem como propósito problematizar a música que, se por um lado, embala momentos e emoções, por outro, possibilita ao historiador se aproximar de contextos sócio-históricos determinados ou de conjunturas específicas, tendo como base a premissa de que o processo que perpassa a produção de um artista, ou de uma música, relaciona-se com certos momentos históricos. Diante do exposto, explicita-se que, se esta Dissertação tem como questão central a construção de um artista, ou seja, Wilson Simonal, não se trata de uma biografia, ou de uma digressão determinista sobre mass media, mas, tendo com fundamento um estudo de caso, consiste, isto sim, numa análise acerca das relações estabelecidas entre aquela que se convencionou designar Indústria Cultural e o artista. Artista este, apreendido enquanto sujeito, tendo em vista as várias formas pelas quais sua vivência, sua experiência, interfere na conformação peculiar de sua imagem de consumo e nos desdobramentos de sua carreira. Em síntese, pondera-se, neste trabalho, sobre um intérprete e sua trajetória que, podendo ser apreendido meramente como mercadoria, instrumento de veiculação da infalibilidade dos valores burgueses e, em consonância, naquele momento particular, de legitimação de uma forma determinada de Estado, denota, através de atitudes aparentemente, ou efetivamente, contraditórias, ao longo de sua vida pública, sua atuação enquanto sujeito. Outrossim, tendo sido instrumento do sistema, também tira proveito dos ventos que sopram a favor. A circunscrição temporal desta pesquisa remete aos anos entre 1963 a 1971, demarcando, em linhas gerais, o golpe civil-militar de 1964 e o subseqüente recrudescimento de um Regime de Força no país. No que tange a Simonal, torna-se, neste período, um artista de sucesso, gozando de expressiva popularidade. Considera-se que sua proximidade com os militares, os investimentos de multinacionais em sua carreira e a imagem construída como sendo herói das classes trabalhadoras, expressam um projeto das classes dominantes, no qual, através dos meios viabilizados pela indústria cultural, legitima-se o Regime e fundamentalmente, afirma-se o capitalismo enquanto formação sócio-econômica ideal. Passado o momento em que além de mercadorias, Simonal é capaz de vender ideologias, outros ídolos tomam seu lugar. A indústria cultural produz efemérides. Para o artista/sujeito ser relegado ao ostracismo assume contornos de conspiração; para setores do meio artístico e intelectual vislumbrar em Simonal um informante do Regime, justifica o menosprezo de que o artista passa a ser alvo. São apenas exemplos, dentre outros possíveis, de como um mesmo episódio pode ser lembrado de maneiras diferentes, numa relação direta com o lugar de onde se fale. Concluindo, as fontes examinadas não permitem estabelecer uma conexão direta entre as acusações que atingem Simonal e a decadência de sua carreira, sequer é este o objetivo deste estudo, todavia, por possibilitarem perceber que o ícone do brasileiro que deu certo cai rapidamente no esquecimento, faz ponderar sobre a constituição das memórias ou de estruturas de esquecimento
Abstract: The purpose of this study is to discuss how music can both, lull moments and emotions and make possible to a historian to get closer to determinate socio-historical contexts or specific conjunctures, having as basis, the premise that the process that go through the production of an artist, or of music, is related to certain historical moments. We would like to emphasize that if this work has as central question the construction of an artist, Wilson Simonal, it is not a biography or a determinist digression about mass media, but having as a basis a case study, consisting in an analysis about the established relations between the cultural industry and the artist. This artist is seen from the various forms of living and experience that influence his image about consumption and the path of his career. In a synthesis, this work is concerned about the singer and his trajectory, that can be seen as a simple merchandize, a propagation instrument of the bourgeois values in an specific period of time, a legitimation of a State determined form, shows, through apparent attitudes, or effectively contradictory, throughout his public life, his acts as a person. Therefore, being an instrument of the system, he also uses advantage of what comes in favor of him. The time circumscription of this research, between 1963 and 1971, marks out, in general, the military civil coup of 1964 and the subsequent failure of a Force Regime in the country. Simonal became in this period a successful artist, having great popularity. We consider that his closeness to the military, the investments of multinational enterprises in his career, and the image showed of him as the hero of workers , express a dominant class project that, through means made available by the cultural industry, legitimate the regime and fundamentally, assert the capitalism as an ideal socio-economic formation. After the moment that Simonal is able not only to sell his product but also sell ideologies, other idols take his place. The cultural industry produces short-livings. For the artists to be relegate to the ostracism take on outlines of conspiracy; sectors of the artist and intellectual means see in Simonal a Regime informer, justifies the contempt that the artist needs to face. These are just examples of how an episode can be remembered in different ways, in a direct relation with the place where it is said. Concluding, the surveyed sources do not allow to establish a direct connection between the accusations that attain Simonal and the decadence of his career, and this is not the objective of this study, but, as they enable us to perceive that the Brazilian artist was forgotten quickly, make us ponder about the constitution of the memories or the structures of the forgetfulness
Keywords: Wilson Simonal
Música
Indústria cultural
Regime militar
Wilson Simonal
Music
Cultural Industry
Military Regim
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: HARTWIG, Adriane Mallmann Eede. A pérola negra regressa ao ventre da ostra: Wilson Simonal em suas relações com Indústria Cultural (1963 a 1971). 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1739
Issue Date: 24-Jul-2008
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Adriane_Hartwig_20082.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.