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dc.creatorPedron, Simone Tatiana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6603793383907266por
dc.contributor.advisor1Schreiner, Davi Félix-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767179Y3por
dc.contributor.referee1Karpinski, Cezar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3833417126925918por
dc.contributor.referee2Borges, Maria Celma-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4160177534611725por
dc.contributor.referee3Moreira, Vagner José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978311010887665por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:55:29Z-
dc.date.available2013-09-16-
dc.date.issued2012-12-18-
dc.identifier.citationPEDRON, Simone Tatiana. A educação no MST: experiências educativas no Centro de Formação do Assentamento Antônio Companheiro Tavares-PR, 1998-2012. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1687-
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre as experiências educativas vivenciadas por trabalhadores rurais no Centro de Formação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Assentamento Antônio Companheiro Tavares, localizado no município de São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, entre 1998 e 2012. A questão norteadora da pesquisa foi a de perceber como os trabalhadores (educandos, assentados e educadores) interpretam e atribuem significados à proposta de educação do MST e como as dimensões desta permeiam as relações sociais nos Assentamentos. Ao mesmo tempo, a Educação do Campo foi identificada enquanto um processo de educação política. Por meio dessa educação, centrada na práxis vivida, objetiva-se a continuidade da luta pela terra e pela reforma agrária no MST, uma vez que a escola e as múltiplas dimensões do cotidiano constituem espaços de formação dos sujeitos, que elaboram noções de direito e lutam coletivamente pelos mesmos. As entrevistas orais, fontes basilares da pesquisa, forneceram indícios significativos ao entendimento das práticas educativas dos trabalhadores, evidenciando um processo de re-significação das vivências destes sujeitos, que vão se constituindo na luta, e a multiplicação de um projeto de educação dos Sem Terrapor
dc.description.abstractThis study deals with the educational experiences of rural workers at the Educational Center for Landless Rural Workers (MST) of the Antônio Companheiro Tavares Settlement, located in the Municipality of São Miguel do Iguaçu, in the west of the State of Paraná, between 1998 and 2012. The focus of this research was to observe how workers (students, settlers and teachers) interpret and attribute meanings to the MST's educational proposal and how its dimensions permeate the social relations within the settlements. At the same time, Rural Education was identified as a process of political education. The objective of this education―focused on a praxis experienced―is the continuity of the MST's struggle for land and the agrarian reform, since school and the multiple dimensions of the daily life comprise spaces for education of these individuals that develop concepts of rights and struggle collectively for them. Oral interviews―basic sources of the research―provided significant signs for the understanding of workers' educational practices, highlighting a process of re-signification of the experiences of these subjects, who constitute themselves through struggle and the multiplication of a Landless' educational projecteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:55:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone_Tatiana_Pedron.pdf: 1827484 bytes, checksum: c724ea1ce69eafe69f2d434e50c656fe (MD5) Previous issue date: 2012-12-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectItepapor
dc.subjectAssentadospor
dc.subjectMSTpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectItepaeng
dc.subjectSettlerseng
dc.subjectMSTeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.titleA educação no MST: experiências educativas no Centro de Formação do Assentamento Antônio Companheiro Tavares-PR, 1998-2012por
dc.title.alternativeEducation in MST: the educational experiences at the Educational Center of the Antônio Companheiro Tavares Settlement State of Paraná, 1998-2012eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondon-
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

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