Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1178
Tipo do documento: Dissertação
Title: O aprendizado e resistência camponesa nos acampamentos e assentamentos de sem-terra em Quedas do Iguaçu/PR
Other Titles: The learning and resistence peasant in the encampments and nestings of sem-terra im Queda do Iguaçu/PR
Autor: Roos, Djoni 
Primeiro orientador: Fabrini, João Edmilson
Primeiro membro da banca: Carvalhal, Marcelo Dornelis
Segundo membro da banca: Marcos, Valeria de
Resumo: Os movimentos sociais, principalmente o MST, possuem destaque no processo de luta dos camponeses no Brasil. Por meio dos movimentos, os camponeses têm alcançado um conjunto de conquistas das quais se destaca a terra de assentamento. Mas, na trajetória de luta dos camponeses nos movimentos sociais existem contradições diversas, conflitos e ações de resistências internas que vão ao contrário de determinadas concepções e práticas dos próprios movimentos. Os conflitos e resistências internas surgem porque as lideranças dos movimentos encaminham ações estranhas ao projeto dos camponeses, como as cooperativas coletivas, por exemplo. Assim, a luta pela terra é formada por ações contraditórias que possuem origem nos acampamentos e se manifestam com mais intensidade nos assentamentos, quando os camponeses conquistam maior autonomia. Neste processo de luta ainda, existe um aprendizado político construído e adquirido durante o período do acampamento que posteriormente se materializa nos assentamentos. Ao mesmo tempo, este aprendizado entrecruza com o aprendizado e saberes construídos na trajetória de vida dos camponeses, ou seja, existe um aprendizado forjado no processo de luta nos movimentos sociais e aprendizado, também forjado nas lutas e resistências, fora dos movimentos, que ora se complementam e ora contrapõem. Para compreender este aprendizado nos movimentos, bem como o conflito de projetos existente na luta pela terra, foram estudados dois assentamentos no município de Quedas do Iguaçu (mesorregião Centro-Sul do Estado do Paraná), sendo um mais antigo, assentamento Rio Perdido, criado em 1988 e formado por 60 famílias e o outro, o Celso Furtado, criado em 2005, e formado por 1089 famílias. Ambos os assentamentos foram conquistados a partir de lutas feitas no MST. Palavras-Chave: Acampamento; Assentamento; MST; Aprendizado; Campesinato.
Abstract: The social movements, mainly the MST, possess prominence in the process of fight of the peasants in Brazil. By means of the movements, the peasants have reached a set of conquests of which if he detaches the nesting land. But, in the trajectory of fight of the peasants in the social movements diverse contradictions, conflicts and actions of internal resistances exist that go in contrast to definitive practical conceptions and of the proper movements. The conflicts and internal resistances appear because the leaderships of the movements direct strange actions to the project of the peasants, as the collective cooperatives, for example. Thus, the fight for the land is formed by incompatible actions that possess origin in the encampments and if they reveal with more intensity in the nestings, when the peasants conquers greater autonomy. In this process of fight still, a learning exists politician constructed and acquired during the period of the encampment that later is materialized in the nestings. At the same time, this learning intercrosses with a learning and to know constructed in the trajectory of life of the peasants, that is, exists a learning forged in the process of fight in the social movements and learning, also forged in the fights and resistances, is of the movements, that however if complement and however oppose. To understand this learning in the movements, as well as the existing conflict of projects in the fight for the land, two nestings in the city of Quedas do Iguaçu (region Center-South of the State of the Paraná), being one older, nesting had been studied Rio Perdido, created in 1988 and formed for 60 families and the other, the Celso Furtado, created in 2005, and formed for 1089 families. Both the nestings had been conquered from fights made in the MST.
Keywords: Acampamento
Assentamento
MST
Aprendizado
Campesinato
Encampment
Nesting
MST
Learning
Peasant
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: ROOS, Djoni. O aprendizado e resistência camponesa nos acampamentos e assentamentos de sem-terra em Quedas do Iguaçu/PR. 2010. 182 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1178
Issue Date: 8-Mar-2010
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertação_FINAL_Djoni 2010.pdf21.17 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.