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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/1151
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os limites para compreender o mapa do lugar
Other Titles: Les limites pour comprende la carte du lieu
Autor: Geron, Gabriela 
Primeiro orientador: Francischett, Mafalda Nesi
Primeiro membro da banca: Mormul, Najla Mehanna
Segundo membro da banca: Filizola, Roberto
Resumo: A presente dissertação aborda o ensino da categoria geográfica lugar, por meio do mapa, com suas atribuições para os anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente no 5° ano. Tem como principal intuito refletir sobre a realidade do ensino e os aspectos geográficos, no município de Francisco Beltrão - Paraná. Sabemos da carência e da necessidade de um estudo que posicione o conhecimento geográfico por meio da leitura de mapas. O objetivo da pesquisa é compreender como o aluno do 5° ano do Ensino Fundamental faz a leitura do município, no mapa. A hipótese que permeia esta pesquisa é guiada na condição da deficiência de material didático sobre o município. Para a realização da pesquisa houve a recolha e análise dos documentos curriculares norteadores do ensino básico: os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná. Procuramos compreender como aparecem as representações cartográficas, do lugar, do espaço e dos limites na Geografia. Efetivamos diagnóstico de análise da compreensão dos alunos sobre o lugar em que residem e estudam. Também verificamos como e se utilizam mapas para representar o estado, o município, o bairro e a escola. Elaboramos atividades com mapas para avaliar se os alunos conseguem localizar os lugares e de como representaram em mapas. Entrevistamos seis alunos, destaques nas etapas anteriores da pesquisa, e a professora. Os resultados indicaram várias situações limites para o ensino e aprendizagem do município: a) falta de conhecimento espacial cartográfico dos alunos; b) necessidade de formação continuada de professores dos anos iniciais para trabalhar Geografia; c) falta de material didático, de mapas sobre Francisco Beltrão. Como contribuição imediata da pesquisa, foi elaborado um caderno de mapas para ser utilizado como base para os professores utilizarem nas aulas, sobre o assunto proposto.
Abstract: Celte dissertation aborde l enseignement de la catégorie Géographique lieu, par carte, avec ses attribuitions pour les classes iniciales de l Enseignament Fundamental et spécifiquement de la 5e anné. Dans le bit de réféchir sur la réalité de l enseignament de les aspects Géographiques dans la municipalité de Francisco Beltrão. On connaît le manque et la nécessité d une étude qui positionne la connaissance géographique par le moyen de la lecture des cartes. L hypothise qui traverse cette recherce este guidée par le manque de matériel didactique sur la municipalité. Pous la recherce était le recueil des documentes scolaries visant l enseignement de base du pays : les Paramenties Scolaires Nationaux, les Directives Scolaires Régionales du Paraná, et la proposition curriculare de lá municipalité de Francisco Beltrão. Nous avons essayions de compreende y examiner comment apparaissent les representations cartographiques, le lieu, l espace et les limites en Geógrafique. Nous avons fait des diagnostics pour analyser quelle est compréhension des éléves sur le lieu ou ils résidente et étudient. De même nous avons vérifié s ils utilisent des cartes pous representer l etat, la municipalité, le quartier, l école. Activités élaborées avec des cartes pous évaluer si les éleves arrivent à localiser ler lieux que ils représentés sur carte. Nous avons inrterviewé les sis éléves, que se distingue dans les étapes précédentes de la recherche, et la professeure. Nous avons indiqué diverses situations : a) manque de connaissance spatiale cartographique des éléves ; b) la nécessité de la formation continue des professeurs des classes iniciales pous travailler la Géographie ; c) manque de de matériel didactique, de cartes sur Francisco Beltrão. En contribuiton immédiat de la recherche, on a élaboré un cahier de cartes por être utilisé comme base pour aider les professeurs à élaborer des activités et por une utilisation dans classes, sur le emission proposée.
Keywords: Ensino de geografia
Anos iniciais
Lugar
Enseignement de la géographie
Classes initiales
Lieu
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centros de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: GERON, Gabriela. Os limites para compreender o mapa do lugar. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1151
Issue Date: 15-Mar-2016
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

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