Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1128
Tipo do documento: Dissertação
Title: A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático
Other Titles: The contradiction between the importance and the use of google earth as a didactic resource
Autor: Strey, Fábio 
Primeiro orientador: Francischett, Mafalda Nesi
Primeiro membro da banca: Zanella, José Luiz
Segundo membro da banca: Zancanella, Yolanda
Terceiro membro da banca: Moura, Jeani Delgado Paschoal
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi a busca de respostas, a partir do uso das imagens do Google Earth, para o ensino de conteúdos da Geografia, nas escolas públicas do Paraná, utilizando como recorte e amostragem escolas do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão e também refletir sobre o ensino da Geografia ao abordar como ocorre o processo didático-pedagógico no domínio das categorias e da técnica da informação geotecnológica em alguns aspectos das relações pedagógicas, principalmente a leitura das representações espaciais. O desafio consiste na compreensão do espaço geográfico por meio do uso da tecnologia no ensino uma vez que a Geografia utiliza-se de práticas pedagógicas vinculadas às imagens para comunicar e informar, no intuito de oportunizar conhecimento sobre o espaço geográfico. Procurou-se entender como e se os professores utilizam o Google Earth como recurso didático em suas aulas, evidenciando a importância da visualização cartográfica nas imagens, por ele disponibilizadas para o processo de ensino e aprendizagem. Isso ficou reconhecido pelos professores, porém há contradição entre a importância e o uso do Google Earth. Buscou-se, então, trazer alguns indicativos metodológicos utilizando imagens do Google Earth para visualização e análise do relevo, da hidrografia, da expansão da malha urbana, das coordenadas geográficas, no cálculo de distâncias bem como sobre noções de orientação e localização no intuito de que isso possa auxiliar no processo de ensino e na constituição do aluno mapeador.
Abstract: The main objective of this research is to search for answers, trough the use of Google Earth images, to teach the subject of Geography in Paraná's public schools, utilizing for sampling the schools belonging to the Regional Education Nucleus of Francisco Beltrão. As well as reflect about the teaching of Geography looking into the didactic-pedagogical process in the domain of categories and geotechnological information techniques in some aspects of the pedagogical relations, especially the reading of spatial representations. We seek to understand how teachers utilize Google Earth as a teaching resource in their classes. The justification for this theme lies on the value of cartographic visualization obtained from the images to the process of teaching and learning. The importance of this resource has been acknowledged by teachers. There is a contradiction, however, as all recognize the value of utilizing Google Earth but many do not actually utilize it. This can be explained by the impossibility of working Google Earth on the school, due to the lack o technology do to so. Still the merits of utilizing this resource in teaching Geography prevail, as was proved by the investigation and evaluation of the activities developed by the first year students of the Geography course of the State University of West Paraná, Francisco Beltrão campus.
Keywords: Google earth
Tecnologias no ensino
Imagens
Cartografia escolar
Google earth
Technologies in teaching
Images
Cartography
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centros de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: STREY, Fábio. A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático. 2014. 233 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1128
Issue Date: 26-Aug-2014
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
FABIO_STREY.pdf9.22 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.