Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1121
Tipo do documento: Dissertação
Title: Geografia e arte: o uso de imagens pictóricas como possibilidade para discussão do conceito de Natureza em sala de aula
Other Titles: Geography and art: the use of pictorial images as possible to discuss the concept of Nature in the classroom
Autor: Modena, Elis 
Primeiro orientador: Bauab, Fabricio Pedroso
Primeiro membro da banca: Ribas, Alexandre Domingues
Segundo membro da banca: Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
Resumo: Apresentamos uma pesquisa que se define e se realiza como uma proposta didática de problematizar/discutir o conceito de Natureza em sala de aula a partir de imagens pictóricas. Para tanto, num primeiro momento, buscamos compreender e refletir sobre as principais concepções que norteiam a visão moderna de Natureza, sendo elas: a Utilitarista, a Romântica e a Materialista. Num segundo momento, procuramos destacar a importância das imagens pictóricas na compreensão do conceito de Natureza. No cumprimento dessa tarefa, apresentamos o conceito de paisagem dentro de uma abordagem cultural e, em seguida, realizamos um apanhado na história da pintura de paisagens, percorrendo desde o Renascimento até os dias de hoje. Num terceiro e conclusivo momento, apresentamos possibilidades do professor de Geografia trabalhar com pinturas paisagísticas para discutir o conceito de Natureza, analisando e ponderando a utilização dessa metodologia perante os obstáculos do aprender/ensinar geográfico na escola.
Abstract: We present a study that is defined and takes place as a didactic proposal to problematize/discuss the concept of Nature in the classroom from pictorial images. For this, at first, we seek to understand and reflect on the key concepts that guide our modern view of Nature, namely: the Utilitarian, the Romantic and the Materialist. In a second moment, we seek to highlight the importance of pictorial images in understanding the concept of Nature. In fulfilling this task, we present the concept of landscape within a cultural approach and then conducted a roundup in the history of landscape painting, traversing from the Renaissance to the present day. In a third and concluding moment, the we present possibilities for the Geography teacher working with landscape paintings to discuss the concept of Nature, analyzing and considering the use of this methodology at the obstacles of learning/teaching geography in school.
Keywords: Conceito de Natureza
Geografia
Imagem pictórica
Ensino
Concept of Nature
Geography
Pictorial image
Teaching
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Produção do Espaço e Meio Ambiente
Program: Centros de Ciências Humanas
Campun: Francisco Beltrão
Citation: MODENA, Elis. Geografia e arte: o uso de imagens pictóricas como possibilidade para discussão do conceito de Natureza em sala de aula. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1121
Issue Date: 18-Jun-2014
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Elis Modena.pdf5.71 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.