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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1110
Tipo do documento: Dissertação
Title: Diretriz curricular orientadora da educação básica de geografia do Paraná (2003 a 2013) e a prática docente: proposições, limites e descontinuidades
Other Titles: Curriculum guidelines and advisor of basic education geography of Parana (2003 to 2013) practice and teaching: proposals, and limits discontinuities
Autor: Mello, Cleonice Alves de 
Primeiro orientador: Zanella, José Luiz
Primeiro membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Segundo membro da banca: Aguiar, Waldiney Gomes de
Terceiro membro da banca: Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação referente à orientação curricular da disciplina de Geografia no Estado do Paraná, sobre como as Diretrizes Curriculares Estaduais estão sendo utilizadas (ou não) pelos professores da rede estadual de educação, da área de abrangência do município de Francisco Beltrão. Entre os objetivos está o fato de compreender como ocorreu o processo de elaboração desse documento norteador, o qual é apontado pelo Estado como sendo resultado de uma produção coletiva. Bem como, analisar a aplicabilidade, ou ausência dela, desse referencial curricular na prática dos professores pertencentes às instituições estaduais localizadas no município de Francisco Beltrão. Na fundamentação teórica, buscamos entender a teoria do Estado ampliado de Gramsci, com base em COUTINHO (1996) e NEVES (2005). Apontamos a necessidade do estudo sobre o Estado, enquanto organização de natureza política e relações de poder para o entendimento de sua lógica, enquanto mantenedor da educação pública e enquanto Estado educador. Quanto à questão do Currículo, fundamentamo-nos nas contribuições de YOUNG (2000), FORQUIN (1993), APPLE (1982), LOPES (2003), SACRISTÁN (2000), entre outros autores brasileiros, buscando entender a função, assim como as possíveis ideologias presentes nos mesmos. Historicizamos brevemente o processo de elaboração das DCEs no Estado do Paraná analisando as ações governamentais que objetivavam a implantação e a implementação desse direcionamento curricular com suas possibilidades e limitações. A sistematização dos dados apresentados no trabalho resulta de pesquisa documental e de entrevistas. Entre os documentos analisados estão os documentos curriculares da disciplina de Geografia, voltados para as escolas públicas da rede estadual do Paraná, como a DCE, Propostas Pedagógicas Curriculares, Planos de Trabalhos Docentes, bem como, os livros didáticos de Geografia utilizados nas escolas de abrangência da pesquisa. Pesquisamos também os registros da SEED encaminhados para as escolas e professores sobre as orientações feitas para a elaboração das DCEs, com proposta de envolver os docentes nesse processo. Realizamos análise de Propostas Pedagógicas Curriculares e livros didáticos de Geografia utilizados pelas escolas e colégios estaduais do município de Francisco Beltrão. Juntamos a estas, outras informações obtidas através de entrevistas com professores da disciplina e do município em questão, quanto ao uso desse direcionamento curricular. Resultando, assim, em uma triangulação de dados de diferentes fontes, com os quais fizemos um paralelo entre o proposto nesses documentos e o posto em prática pelos educadores da disciplina de Geografia, visando assim averiguar se a implementação da DCE de Geografia se efetivou ou não na práxis dos educadores da área de abrangência da pesquisa.
Abstract: This research presents an investigation concerning the curricular orientation discipline of Geography in the State of Paraná , on the State Curriculum Guideline sare being used (or not) by the teachers of the state system of education in the areas cope of the municipality of Francisco Beltran . Among the objectives is to understand the fact as the process of preparing this guiding document occurred, which is appointed by the State as a result of a collective production. And to evaluate the applicability or lack thereof, of this curriculum framework in the practice of teachers belonging to state institutions located in the municipality of Francisco Beltran. In the grounds theoretical, we seek to understand the theory of the extended state Gramsci, based on Coutinho (1996) and Neves (2005). Pointed out the importance of the study on the state as an organization of political nature and power relations for understanding their logic as maintainer of public education and as a state educator. Regarding issue of Curriculum, based our contributions of YOUNG (2000), Forquin (1993), APPLE (1982), Lopes (2003), SACRISTÁN (2000), among other Brazilian authors, seeking to understand the function, as well as possible ideologies present therein. Historicisms briefly the process of preparation of DCEs in the state of Paraná analyzing government actions aimed the deployment and implementation of this curriculum targeting with its possibilities and limitations. The data systematization exults presented in the work of documentary research and interviews. Among the documents are analyzed curriculum documents of the discipline of Geography, focused for public schools in the state of Paraná network, such as DCE, Pedagogical Proposals Curriculum, Faculty Work Plans, as well as textbooks Geography used in schools covered in the survey. Also researched the records of SEED forwarded to schools and teachers on referral made to the development of DCEs and propose to involve teachers in the process. We performed analysis Proposals Pedagogical and Curricular Geography textbooks used by schools and state schools in the municipality of Francisco Beltran. We add to these, other information obtained through interviews with teachers of the discipline and the municipality in question regarding the use of this curriculum guidance. Thus resulting in a triangulation data from different sources , with which we made a parallel between these proposed documents and implemented by educators in the discipline of Geography , thereby targeting determine whether implementation of the DCE of Geography effected whether or not the praxis of educators of the area covered by the survey.
Keywords: Estado
Currículo
Diretriz
Ensino de Geografia
State
Curriculum
Guidance
Teaching Geography
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centros de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: MELLO, Cleonice Alves de.Diretriz curricular orientadora da educação básica de geografia do Paraná (2003 a 2013) e a prática docente: proposições, limites e descontinuidades. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1110
Issue Date: 25-Feb-2014
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

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