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dc.creatorGuimarães, Matheus Thomé Albano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3977870793817628por
dc.contributor.advisor1Lotero, Roberto Cayetano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2866486851342810por
dc.contributor.referee1Franco, Edgar Manuel Carreño-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6694050726661837por
dc.contributor.referee2Souza, Reinaldo Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6992824817295435por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:41:35Z-
dc.date.available2017-05-12-
dc.date.issued2016-10-26-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Matheus Thomé Albano. Modelos de negócio para geradores incentivados atuando no ambiente de contratação livre do Brasil. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas Dinâmicos e Energéticos) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1038-
dc.description.resumoO Gerador Incentivado (GI) é um agente de pequeno porte que atua no segmento varejista do Mercado de Energia Elétrica (MEE) do Brasil. O mesmo recebe incentivo, na forma de descontos nas tarifas de fio, ao negociar sua energia diretamente com os consumidores especiais ou através de uma comercializadora. A dinâmica que envolve o complexo MEE resulta em um ambiente extremamente incerto para a atuação desse agente, dificultando o crescimento do mercado varejista. Assim, o propósito do trabalho é identificar, caracterizar e descrever as formas de relacionamento do GI, colocando-as na forma de um modelo de negócio, mostrando de que forma é possível criar, fornecer e receber valor do meio. Para a elaboração do modelo de negócio, é proposta a utilização das metodologias Busmod e Business Model Generation. As inter-relações do gerador incentivado com os demais agentes, assim como as trocas de valor e as incertezas associadas ao processo de comercialização, são identificadas a partir de uma abordagem sistêmica da atuação do gerador incentivado no ACL. Essas relações são classificadas em três grandes grupos, relações físicas, financeiras e institucionais. A análise foi segmentada para considerar o período de estudo e de implantação e operação. Desse modo é possível compreender de forma clara o processo de comercialização e o ambiente no qual está inserido o GI, assim como as características necessárias para a elaboração de modelos de negócio.por
dc.description.abstractThe Incentivized Generator (IG) is a small agent that acts on the retail segment of the Electricity Market (EM) in Brazil. It receives incentives, as discounts on wire rates, when negotiates its energy either directly with special costumers or indirectly through a retail trader. The dynamic behavior of this agent on the complex EM results in an extremely uncertain environment for itself, hindering the growth of the retail market. Thus, the purpose of the study is to identify, characterize and describe the forms of GI relationship, putting them in the form of a business model, showing how you can create, provide and receive value of the medium. For the development of the business model, we propose the use of methodologies Busmod and Business Model Generation, the first by the great relationship with the proposed objective and the second by most of the application. The interrelations of the generator encouraged with other agents as well as the value changes and the uncertainties associated with the commercialization process are identified from a systemic approach to generator operation encouraged the ACL. These relationships are classified into three broad groups, physical, financial and institutional relationships. The analysis was segmented to consider the period of study and of implantation and operation. In this way it is possible to clearly understand the marketing process and the environment in which the GI is inserted, as well as the characteristics necessary for the elaboration of business models.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:41:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert Matheus Albano.pdf: 3597659 bytes, checksum: 7090061e73fc33981468aa62be2a4560 (MD5) Previous issue date: 2016-10-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGerador incentivado - comercializaçãopor
dc.subjectvisão sistêmicapor
dc.subjectmodelo de negóciopor
dc.subjectrecursos energéticos - Brasilpor
dc.subjectincentivized generatoreng
dc.subjectbusiness modeleng
dc.subjectvision systemseng
dc.subjectEnergy resources - Brazileng
dc.subject.cnpqENGENHARIAS:ENGENHARIA ELETRICA:SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIApor
dc.titleModelos de negócio para geradores incentivados atuando no ambiente de contratação livre do Brasil.por
dc.title.alternativeBusiness models for incentivized generator acting in the freee market electricity of Brazil.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação (FOZ)

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