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dc.creatorSoares, Rosiene Queres de Aguiar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5896295199758120por
dc.contributor.advisor1Boscarioli, Clodis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2844207318576160por
dc.contributor.referee1Bassoi, Tânia Stella-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4033891956018104por
dc.contributor.referee2Souza, Tanya Amara Felipe de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175111197079044por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:38:39Z-
dc.date.available2016-11-25-
dc.date.issued2016-08-04-
dc.identifier.citationSOARES, Rosiene Queres de Aguiar. A atuação do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensino. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1021-
dc.description.resumoA presente dissertação resulta de investigação bibliográfica, documental e de campo a respeito da atuação dos Centros de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), e em especial, na inclusão de crianças surdas no município de Cascavel-PR, e teve como objetivos: escrever sobre a história da Educação de Surdos no mundo e no Brasil; apresentar as propostas educacionais que nortearam a educação e o processo de inclusão dos surdos; relatar as Políticas Públicas de Inclusão; relatar o trabalho que os CAS do Brasil desenvolvem para a inclusão de surdos; e descrever atuação do CAS/Cascavel no processo de ensino e aprendizagem das crianças surdas incluídas na Rede Pública Municipal de ensino de Cascavel-PR. Essa pesquisa se justificou ante a carência de materiais a respeito do trabalho dos CAS, bem como pela necessidade de orientação teórica para o desenvolvimento da sua prática educacional e nas escolas onde há inclusão de crianças surdas. Como resultados da pesquisa verificou-se a importância do trabalho dos CAS para inclusão de surdos e a falta de investimento no trabalho desses Centros, que tem ofertado suporte à inclusão de surdos em todos os estados do Brasil, por meio de formações continuadas, orientações às instituições de ensino e suporte pedagógico aos surdos. Com relação ao CAS/Cascavel este oferece cursos de Libras como formação continuada, atende alunos surdos e orienta escolas municipais de Cascavel. Contudo, por meio das entrevistas aplicadas aos professores regentes e de apoio pedagógico bilíngues percebeu-se a necessidade de redimensionar o trabalho deste Centro, a fim de atender a necessidade dos professores que reivindicaram nas entrevistas formações mais específicas. Todos ressaltaram que suas formações em Libras são de suma importância para o trabalho com alunos surdos, porém, que Libras é uma língua e não uma metodologia de ensino, havendo aqui uma lacuna na formação. Neste sentido, este trabalho compreende com base nas entrevistas e observações realizadas no CAS, que as formações a serem realizadas devem estar voltadas à formação de professores para atuar no ensino de crianças surdas, nos estudos sobre metodologias de ensino para essas crianças, na estimulação infantil e em tecnologias como suporte pedagógico no ensino de crianças surdas.por
dc.description.abstractThis paper results from a literature and documental review, which is also grounded on field work. It encompasses the deeds of CAS facilities (Training Center for Education Professionals and Care to the Deaf) and the inclusion of death children in the city of Cascavel (PR). Main objectives: writing about the History of Deaf Education in the world and in Brazil; showing the educational proposals that guided education and the process of deaf inclusion; reporting on the Public Policies for Inclusion; reporting on the work CAS facilities in Brazil have developed for deaf inclusion; and describing the deeds of the CAS facility in Cascavel in the matter of teaching deaf children enrolled at public schools. The reason for this paper is the lack of material regarding the work of CAS facilities, as well as the need for theoretical orientation for the development of educational experience at schools where the deaf have been included. Some of the outcomes of our research show, on the one hand, the importance of the inclusion work developed by CAS facilities and, on the other, the lack of financial resources for CAS facilities. Such facilities have offered support for inclusion throughout the nation, by means of graduate school courses, orientation to teaching institutions, and pedagogical support to the deaf. The CAS facility in Cascavel offers sign language courses for newly graduates, helps deaf students out, and counsels public schools. However, by means of queries posed to teachers in charge of the bilingual pedagogical support, it was perceived the need to resize the works of the facilities, in order to meet the need of teachers, who called out for more specific courses. They were unanimous in claiming the importance of having learned sign language for their teaching, but they also said that sign language is a language per se, not a teaching methodology, which points out to a gap in their education. In this sense, this essay understands based on the queries and on observations carried out at CAS facilities that more courses should be oriented to the teaching of deaf children, to the studies on adequate teaching methodologies, to playful stimulation and to technology as a pedagogical support in the teaching of deaf children. Keywords: CAS faceng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:38:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert Rosiene Soares2.pdf: 2119695 bytes, checksum: d2e06a6bd437c8604d603d95ab7640e8 (MD5) Previous issue date: 2016-08-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCASpor
dc.subjectinclusãopor
dc.subjecteducação de surdospor
dc.subjectCAS facilitieseng
dc.subjectinclusioneng
dc.subjectdeaf educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO:TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO:EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleA atuação do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez de Cascavel/Paraná na inclusão de crianças surdas na rede pública municipal de ensinopor
dc.title.alternativeThe role of the Training Center for Educational Professional and Support for Deaf People in Cascavel/Paraná in the inclusion of deaf children in the city public educational systemeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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