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Tipo do documento: Dissertação
Title: Flexibilização curricular: a proposta do ensino médio inovador e a profissionalização do ensinar
Other Titles: Curricular flexibility: the proposal of the innovative high school and the professionalization of teaching
Autor: Pinto, Marcelo Barbosa 
Primeiro orientador: Lindino, Terezinha Corrêa
Primeiro membro da banca: André, Tamara Cardoso
Segundo membro da banca: Walker, Maristela Rosso
Resumo: O Programa Nacional do Ensino Médio Inovador (ProEMI) criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, apresenta uma proposta que pode modificar o cenário educacional vigente. Instituído em 2009, tem como objetivo apoiar e desenvolver propostas curriculares transformadoras em escolas de Ensino Médio regular no Brasil. Por meio da busca pela superação das desigualdades e pela ampliação das oportunidades educacionais, o Programa indica a necessidade de universalizar o acesso e a permanência dos adolescentes entre 15 e 17 anos nesta modalidade. Para isto, a oferta de uma aprendizagem significativa e o reconhecimento da interlocução com várias culturas são elementos prioritários no referido programa. Ao garantir o acesso, a flexibilização curricular proposta pelo ProEMI intenta atender a estes anseios, de modo a preparar o jovem tanto para o ingresso ao Ensino Superior quanto para o mercado de trabalho brasileiro. O ProEMI procura realizar a integração curricular como possibilidade de mudança. Neste sentido como enfoque desta dissertação, analisamos os principais conceitos que o ProEMI propõe ao ensino médio, no qual buscamos responder se a flexibilização curricular proposta, cria possibilidades de alterações nesta modalidade de ensino, de modo a entender como serão operacionalizadas as mudanças e quais alterações serão providas no perfil profissional do professor e na sua ação de ensinar. Deste modo pretendeu-se apreender os limites e possibilidades deste Programa na conformação de um novo Ensino Médio. Também foi de interesse discutir aspectos relacionados ao processo de inovação educacional no ensino de Geografia, a fim de verificar quais as implicações do Programa no ensino de Geografia e quais as mudanças no perfil docente. PALAVRAS-CHAVE:
Abstract: The Innovative High School Program (ProEMI), created by the government by means of the Ministry of Education, presents a proposal which might modify the current educational scenario. Instituted in 2009, it aims to support and develop transforming curricular proposals in Brazilian schools which have regular high school classes. By means of the pursuit of overcoming the inequality, and the improvement of the educational opportunities, the Program indicates the necessity of universalizing the access and permanence of the teenagers between 15 and 17 years old in this modality. In order to achieve this, a significant learning offer and the recognition of the dialogue with several cultures are elements that take priority in the referred program. By ensuring the access, the curricular flexibility proposed in the ProEMI has the intention of attending to these desires, preparing the adolescent both for their enrollment at higher education and for the job market. The ProEMI aims to achieve the curricular integration as a possibility of change. Thus, as the focus of this dissertation, we analyzed the major concepts that the ProEMI proposes for High School, in which we attempted to answer whether the curricular flexibility proposed provides possibilities for some changes in this learning modality, in such a way as to understand how the changes will be introduced, as well as which alterations will be provided for the teacher s professional profile and for their teaching. Therefore, it was intended to apprehend the limits and possibilities of this Program to the formation of a new High School. It was also an interest to discuss aspects related to the process of educational innovation in geography teaching, in order to observe how the Program implicates in geography teaching, and what changes are made in the teachers profile.
Keywords: Ensino Médio
flexibilização curricular
Programa do Ensino Médio Inovador
High School
curricular flexibility
Innovative High School Program
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: PINTO, Marcelo Barbosa. Flexibilização curricular: a proposta do ensino médio inovador e a profissionalização do ensinar. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências, Linguagens, Tecnologias e Cultura) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1016
Issue Date: 26-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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